Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Atuação na pandemia: Consultório na Rua concorre a prêmio

Programa teve duas experiências selecionadas para concorrer ao Prêmio APS Forte no SUS

O Programa Consultório na Rua, composto por profissionais da Atenção Básica do Município que tem o objetivo de ampliar o acesso da população em situação de rua à Saúde, teve duas experiências selecionadas para participar do Prêmio Atenção Primária (APS) Forte no SUS - No combate à Pandemia. A premiação é promovida pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Organização Pan-Americana da Saúde da Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS).

O Prêmio busca estimular o debate e a divulgação de ações inovadoras desenvolvidas na Atenção Primária relacionadas ao combate à pandemia de Covid-19. Nesta primeira fase, os trabalhos selecionados farão parte de debates virtuais, mas, após a pandemia, o Ministério da Saúde e a Opas/OMS promoverão a seleção e o reconhecimento público das experiências bem-sucedidas.

Leia também

"É o reconhecimento de um trabalho que vem sendo realizado pelas equipes que procuram ampliar o acesso da população de rua aos serviços de saúde, oferecendo atenção integral a essa população", destaca Jorgina Sales, coordenadora do Consultório na Rua.

O primeiro trabalho selecionado é o "Interprofissionalidade e práticas colaborativas no enfrentamento à pandemia no contexto de rua", escrito pela enfermeira Heloísa Wanessa Araújo Tigre, com coautoria de José Leandro Ramos de Lima, Andrielly de Souza Oliveira e Jorgina Sales.

Esse relato teve como objetivo descrever a experiência do trabalho interprofissional e das práticas colaborativas no cenário das Equipes de Consultório na Rua, a partir da vivência dos residentes de enfermagem em saúde mental, especialmente no contexto da pandemia.

A experiência relatada no trabalho está sendo desenvolvida, diariamente, ao longo de três meses, o que favorece a aproximação e o vínculo com equipes, gestão e usuários. As atividades envolvem uma conexão entre saúde mental e atenção básica reafirmando a efetividade de um fazer integrado.

O segundo trabalho selecionado é o "(Sobre) viver em situação de rua em tempos de pandemia", de autoria da enfermeira Flaviane Belo, com coautoria de Raquel dos Santos, Isaac Bittencourt Batista e Jorgina Sales. Esse relato de experiência busca trazer estratégias de prevenção, cuidado, promoção de cidadania e direitos humanos e sociais realizadas pelas equipes de Consultório na Rua para lidar com as adversidades provocadas por viver na rua em tempos de Covid-19.

"A população em situação de rua tem dificuldades de acessar seus direitos humanos e sociais, ficam expostos às alterações climáticas, violência, fome, sofrem estigmas e racismo, reflexo de uma sociedade desigual e excludente. A equipe de Consultório na Rua tem como campo ocupacional a rua para a ofertar cuidados de saúde, tendo como desafios o contexto de extrema pobreza, risco social e respeito a autonomia do sujeito. A pandemia por Covid-19 favoreceu o processo de mudanças e ressignificados no modo de ser e ver o mundo e adequação do fazer profissional", diz Flaviane.

Debates virtuais

Nesta quinta-feira (30), às 17h, ocorre um dos primeiros debates virtuais relacionados à premiação e tem como tema "Reorganização da Rede de Atenção Primária para o enfrentamento da Covid-19". O encontro tem como convidados Jorgina Sales, Marcelo Pedra, representante da Estratégia de Saúde Mental em Goiás, e João Gabriel Mazzon, representando a Reoganização de Saúde Bucal em Araçatuba (MG).

A transmissão terá como moderadora Mónica Padilla, coordenadora de Capacidades Humanas e Sistemas de Serviços de Saúde da Opas/OMS Brasil, e como debatedor, Alexandre Trino, representante da Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro.

Os interessados podem acompanhar o debate pelo Facebook ou pelo site: www.apsredes.org e enviar perguntas pelo: www.apsredes.org/participe.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas