Arquidiocese de Maceió celebra 41º Encontro de Pentecostes no domingo
Evento ocorre das 8h às 18h, no Ginásio Poliesportivo Lauthenay Perdigão, no bairro Trapiche da Barra

Neste domingo (19), a Arquidiocese de Maceió realiza a 41ª edição do Encontro de Pentecostes, das 8h às 18h, no Ginásio Poliesportivo Lauthenay Perdigão, no bairro Trapiche da Barra. O tema geral será: “Soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo!” (Jo 20,22).
Tudo em um só lugar.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

A história deste conhecido encontro de oração em Maceió está lado a lado com a chegada da Renovação Carismática Católica (RCC) na Arquidiocese. “No final dos anos 70 e início de 80, os Grupos de Oração já começavam a se instalar nas paróquias, atraindo muitos fiéis desejosos de um novo Pentecostes em suas vidas, isto é, clamar o Espírito Santo para lhes renovar a fé e o ardor missionário. Foi com esta motivação que aconteceu o primeiro Encontro de Pentecostes, em 1983 no Ginásio do Colégio Marista. Depois o encontro foi tomando proporções enormes, tendo que ser realizado em locais que comportasse o público, a exemplo do Ginásio do SESI e o Trapichão”, relata o padre Luiz Antônio Guimarães, diretor espiritual da RCC e um dos coordenadores do encontro. O mesmo, testemunha: “Pentecostes é uma celebração de toda a Igreja; é a festa da unidade, proporcionada pelo Espírito Santo, Dom de Deus, congregando clérigos, religiosos e religiosas, consagrados e consagradas, seminaristas, membros das Novas Comunidades e os fiéis de todos os Movimentos, Pastorais, Associações e Organismos presentes na Arquidiocese. Quem participa sai renovado para a sua missão na Igreja e no mundo”.
Leia também
A história deste evento possui dados interessantes, um deles é que desde 1983 o encontro acontece de modo ininterrupto. Mesmo no período crítico da pandemia da Covid-19, sobretudo em 2020 e 2021 seu formato foi adaptado ao modo on-line e também alcançou milhares de pessoas. Em 2022 voltou à modalidade presencial. Já em 2023 celebrando o Jubileu de 40 anos, contou com uma estimativa de público em torno de 20 mil pessoas que passaram pelo encontro ao longo de todo o dia. Este ano, além do primeiro Pentecostes com a presença do novo arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Beto Breis, a Arquidiocese receberá as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus, que está peregrinando todo o Brasil desde o mês de janeiro, em comemoração aos 150 anos de seu nascimento, celebrados em 2023, e em preparação para o jubileu de sua canonização, em 2025.
Segundo os organizadores, a RCC e o Conselho Arquidiocesano de Leigos, a expectativa para este ano é bem maior. Caravanas das paróquias da capital e do interior já estão sendo formadas. Haverá também o Pentecostes Kids para as crianças.


Polícia investiga cemitério clandestino em Coruripe

Áudios revelam ordem para PTK se infiltrar na política de Maceió

Polícia prende suspeitos de integrar o Comando Vermelho em Alagoas e no Rio de Janeiro

Renan Filho anuncia inauguração de duplicação de rodovia entre Arapiraca e São Sebastião
Ao longo da programação haverá Animação, Louvor, Pregação, Santo Terço, Adoração ao Santíssimo Sacramento, Entronização das Relíquias de Santa Teresinha e a Santa Missa, presidida por Dom Beto Breis.
Padres da Arquidiocese estarão ministrando o Sacramento da Confissão durante o evento.
A entrada é franca. A organização pede, apenas, uma colaboração de 1kg de alimento não perecível que serão destinados aos irmãos e irmãs mais necessitados.
Solenidade Litúrgica
Segundo o calendário cristão, Pentecostes é uma das celebrações mais importantes do Ano Litúrgico e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e a Virgem Maria reunidos no Cenáculo, conforme relatos da Sagrada Escritura, marcando assim o início da missão da Igreja por todo o universo. É uma solenidade litúrgica que acontece 50 dias depois do domingo de Páscoa, e ocorre no sétimo dia depois da celebração da Ascensão de Jesus aos Céus.
Confira a programação completa:
- 8h – Acolhida e Santo Terço
- 8h30 – Entrada da imagem de Nossa Senhora dos Prazeres; Coroação da imagem e Oração
- 9h15 – Palavra do Arcebispo
- 9h30 – Intervalo
- 10h – Louvor e Oração
- 10h15 – 1ª Pregação e Oração: “E com eles estava Maria!” (Cf. At 1,14)
- 11h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
- 12h – Intervalo para o almoço
- 12h15 – Show: DJ Max Stell
- 13h30 – Retorno com animação e louvor
- 14h – Entronização das Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus
- 14h30 – 2ª Pregação e Oração: “É preciso que o Espírito Santo seja a vida do teu coração!” (Santa Teresinha)
- 15h15 – 3ª Pregação e Oração: “Soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo!” (Jo 20,22)
- 16h – Intervalo
- 16h30 – Santa Missa
