Imagem
Menu lateral
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3

Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Arquidiocese de Maceió celebra 41º Encontro de Pentecostes no domingo

Evento ocorre das 8h às 18h, no Ginásio Poliesportivo Lauthenay Perdigão, no bairro Trapiche da Barra


				
					Arquidiocese de Maceió celebra 41º Encontro de Pentecostes no domingo
Arquidiocese de Maceió celebra 41º Encontro de Pentecostes no domingo. Divulgação/Assessoria

Neste domingo (19), a Arquidiocese de Maceió realiza a 41ª edição do Encontro de Pentecostes, das 8h às 18h, no Ginásio Poliesportivo Lauthenay Perdigão, no bairro Trapiche da Barra. O tema geral será: “Soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo!” (Jo 20,22).

A história deste conhecido encontro de oração em Maceió está lado a lado com a chegada da Renovação Carismática Católica (RCC) na Arquidiocese. “No final dos anos 70 e início de 80, os Grupos de Oração já começavam a se instalar nas paróquias, atraindo muitos fiéis desejosos de um novo Pentecostes em suas vidas, isto é, clamar o Espírito Santo para lhes renovar a fé e o ardor missionário. Foi com esta motivação que aconteceu o primeiro Encontro de Pentecostes, em 1983 no Ginásio do Colégio Marista. Depois o encontro foi tomando proporções enormes, tendo que ser realizado em locais que comportasse o público, a exemplo do Ginásio do SESI e o Trapichão”, relata o padre Luiz Antônio Guimarães, diretor espiritual da RCC e um dos coordenadores do encontro. O mesmo, testemunha: “Pentecostes é uma celebração de toda a Igreja; é a festa da unidade, proporcionada pelo Espírito Santo, Dom de Deus, congregando clérigos, religiosos e religiosas, consagrados e consagradas, seminaristas, membros das Novas Comunidades e os fiéis de todos os Movimentos, Pastorais, Associações e Organismos presentes na Arquidiocese. Quem participa sai renovado para a sua missão na Igreja e no mundo”.

Leia também

A história deste evento possui dados interessantes, um deles é que desde 1983 o encontro acontece de modo ininterrupto. Mesmo no período crítico da pandemia da Covid-19, sobretudo em 2020 e 2021 seu formato foi adaptado ao modo on-line e também alcançou milhares de pessoas. Em 2022 voltou à modalidade presencial. Já em 2023 celebrando o Jubileu de 40 anos, contou com uma estimativa de público em torno de 20 mil pessoas que passaram pelo encontro ao longo de todo o dia. Este ano, além do primeiro Pentecostes com a presença do novo arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Beto Breis, a Arquidiocese receberá as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus, que está peregrinando todo o Brasil desde o mês de janeiro, em comemoração aos 150 anos de seu nascimento, celebrados em 2023, e em preparação para o jubileu de sua canonização, em 2025.

Segundo os organizadores, a RCC e o Conselho Arquidiocesano de Leigos, a expectativa para este ano é bem maior. Caravanas das paróquias da capital e do interior já estão sendo formadas. Haverá também o Pentecostes Kids para as crianças.

Ao longo da programação haverá Animação, Louvor, Pregação, Santo Terço, Adoração ao Santíssimo Sacramento, Entronização das Relíquias de Santa Teresinha e a Santa Missa, presidida por Dom Beto Breis.

Padres da Arquidiocese estarão ministrando o Sacramento da Confissão durante o evento.

A entrada é franca. A organização pede, apenas, uma colaboração de 1kg de alimento não perecível que serão destinados aos irmãos e irmãs mais necessitados.

Solenidade Litúrgica

Segundo o calendário cristão, Pentecostes é uma das celebrações mais importantes do Ano Litúrgico e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e a Virgem Maria reunidos no Cenáculo, conforme relatos da Sagrada Escritura, marcando assim o início da missão da Igreja por todo o universo. É uma solenidade litúrgica que acontece 50 dias depois do domingo de Páscoa, e ocorre no sétimo dia depois da celebração da Ascensão de Jesus aos Céus.

Confira a programação completa:

  • 8h – Acolhida e Santo Terço
  • 8h30 – Entrada da imagem de Nossa Senhora dos Prazeres; Coroação da imagem e Oração
  • 9h15 – Palavra do Arcebispo
  • 9h30 – Intervalo
  • 10h – Louvor e Oração
  • 10h15 – 1ª Pregação e Oração: “E com eles estava Maria!” (Cf. At 1,14)
  • 11h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
  • 12h – Intervalo para o almoço
  • 12h15 – Show: DJ Max Stell
  • 13h30 – Retorno com animação e louvor
  • 14h – Entronização das Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus
  • 14h30 – 2ª Pregação e Oração: “É preciso que o Espírito Santo seja a vida do teu coração!” (Santa Teresinha)
  • 15h15 – 3ª Pregação e Oração: “Soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo!” (Jo 20,22)
  • 16h – Intervalo
  • 16h30 – Santa Missa
*Com assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas