Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Após constatar lançamento de esgoto em córrego, IMA multa e embarga atividades de estações da BRK Ambiental no Pilar

Órgão informou que as ETEs – Benedito Cavalcante e Rubens Canuto estavam funcionando sem licença ambiental e outorga pra lançamento de efluente

Após denúncia da população, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) constatou, nessa terça-feira (30), o lançamento de efluentes in natura de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) da BRK Ambiental, no município de Pilar, interior de Alagoas. A empresa foi multada e as atividades no local foram embargadas.

Ainda segundo o IMA, as ETEs – Benedito Cavalcante e Rubens Canuto estavam funcionando sem licença ambiental e outorga pra lançamento de efluente. No local, os fiscais identificaram o ponto final do recebimento de esgoto, que fica em uma ligação clandestina, e a saída para um córrego. Amostras do esgoto foram coletas para análise no Laboratório de Estudos Ambientais do IMA. O resultado deve ser concluído nesta semana.

Leia também

Representantes da BRK informaram que as Estações estavam inativas
Representantes da BRK informaram que as Estações estavam inativas | Foto: ASCOM/IMA

Ao IMA, os representantes da BRK informaram que as Estações estavam inativas e que todo efluente que chegava lá era levado ao emissário submarino. Contudo, após vistoria, os fiscais relataram que flagraram o momento exato em que a ligação clandestina entrou em funcionamento, constatando a veracidade da denúncia.

De acordo com o órgão, o forte odor no córrego indica que existe o lançamento de efluentes sem tratamento no afluente do rio Manguaba.

Devido ao fato constatado pelos fiscais do IMA, a empresa foi autuada por lançar efluente não tratado, em desconformidade com as normas ambientais vigentes. A infração é considerada como grave, com multa de R$ 34.670,59. As ETEs foram embargadas até a regularização da atividade.

À Gazetaweb, a BRK Ambiental informou, por meio de nota, que a empresa assumiu a "operação das ETEs em condições adversas e vem adotando todas as ações corretivas necessárias para a mais adequada operação". A BRK ainda disse que está cumprindo o prazo de até 2 anos para regularização total das unidades. O prazo foi estabelecido no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

"A empresa informa ainda que irá recorrer da multa e que está comprometida com a melhor prestação de serviços à Região Metropolitana de Maceió", diz trecho da nota.

*com informações da assessoria.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas