Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Após reunião, trabalhadores rurais começam a desocupar sede do Iteral

Camponeses vindos de várias regiões do estado reivindicavam celeridade em processos de reforma agrária

Após reunião com a direção do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), trabalhadores rurais de municípios do interior alagoano desocuparam a sede do órgão, em Maceió.

Entre as demandas, eles pedem o andamento do processo de cadeia dominial da antiga Fazenda São Sebastião para que seja definido o proprietário da terra e assim o Incra possa proceder com a compra.

Leia também

De acordo com o diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, a cadeia dominial está pronta e deve ser recebida pela Vara Agrária, nesta quarta-feira (24). "Entendo a pressa (dos manifestantes), mas temos que seguir os trâmites judiciais", declarou Jaime Silva.

Os camponeses também solicitaram celeridade no processo das áreas das antigas usinas Guaxuma e Laginha, além de exigirem o assentamento das famílias que vivem acampadas nas áreas do antigo Produban .

Sobre a Fazenda São Sebastião, a área está ocupada por cerca de 74 famílias e já dura cerca de 10 anos.

A outra reivindicação dos trabalhadores rurais refere-se às terras do antigo Produban (3 em Taquarana e 1 em Marechal Deodoro). Eles pedem celeridade na publicação de decreto que lhes garanta a terra, mas isso depende da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e do governo do Estado.

Em relação às áreas pertencentes à massa falida da grupo João Lyra. Foi informado que há cerca de 500 famílias nas terras da Usina Guaxuma e outras 150 famílias nas terras da Usina Laginha. Os trabalhadores aguardam encontro de contas entre o estado e a massa falida para que seja formalizada a entrega da terra.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas