Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Após anos sem registro, caso de raiva é constatado em área rural de Maceió

Sesau e Adeal foram notificadas do caso, e animais da área próxima foram imunizados

Um caso de raiva foi registrado na área rural de Maceió, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Após a constatação da doença ter sido feita pela Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), os animais da área próxima foram vacinados e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) foram notificadas. Segundo a SMS, o último caso da doença em Maceió foi registrado faz anos.

"Era um animal de fazenda, que vivia em uma região de histórico para morcegos que se alimentam de sangue. A gente constatou a raiva e fez o bloqueio vacinal em toda a região circunvizinha à fazenda. Por isso é importante manter os animais vacinados contra a raiva e adesão da campanha dos últimos dois sábados", explica Samy Barros, coordenador-geral da Unidade de Vigilância em Zoonoses.

Leia também

Não foi informado pela SMS o local exato e nem a data do registro.

A doença

A raiva é uma doença infecciosa causada por um vírus, e atinge o sistema nervoso central da vítima e segue para as glândulas salivares. Na área urbana, os principais hospedeiros são os cães e gatos. Por não haver tratamento específico para a doença, a vacinação dos animais é o método mais eficaz para evitar o contágio humano.

No final do último mês, a SMS vacinou animais domésticos por toda a capital alagoana. Foram 112 mil animais vacinados em 130 postos distribuídos por toda a cidade entre os dias 24 e 31 de outubro. "Foi um sucesso, sobretudo neste momento de pandemia da Covid-19. Ficamos com medo do pessoal não aderir, mas vacinamos mais que em 2018", informa Samy.

De acordo com o coordenador-geral, quem não vacinou os animais nos dias disponibilizados pela SMS deve procurar a UVZ, que fica no bairro Cidade Universitária, todos os dias, exceto feriados, das 8h às 12h.

A vacina é contraindicada apenas para animais com menos de quatro meses de vida e que estejam muito debilitados.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas