Após 63 anos, Perícia Oficial devolve prédio do antigo IML à Ufal
Antes da devolução, espaço passou por vistoria e limpeza completas
Erguido sob estilo colonial e dono de uma das fachadas mais imponentes da capital, o antigo prédio da Faculdade de Medicina, onde funcionou o Instituto Médico Legal (IML) Estácio de Lima, foi devolvido oficialmente pela Perícia Oficial do Estado à Universidade Federal de Alagoas. A entrega foi realizada na manhã desta quarta-feira, 10, após vistoria no prédio por representantes de ambos os órgãos.
Tudo em um só lugar.
Receba notícias da GazetaWeb no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo!

A antiga Faculdade de Medicina foi inaugurada em 1951 e, por 63 anos, abrigou o IML da capital alagoana. O prédio pertence ao Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS). Em 2010, o local foi tombado como patrimônio histórico, artístico e cultural do Estado, vindo a ser inscrito no livro de Tombo de Edifícios e Monumentos Isolados pela sua relevância histórica e arquitetônica, o que levou à desocupação do imóvel pelo IML.
Leia também
O perito-geral da Perícia Oficial do Estado de Alagoas, Manoel Melo, agradeceu, em nome de toda a sociedade alagoana e dos servidores da Perícia Forense, pela cessão do prédio histórico à primeira unidade de medicina legal do estado."A sociedade não poderia esperar outra atitude de uma instituição que é celeiro dos mais altos níveis de conhecimento acerca dos direitos humanos e de busca pela verdade como é a Ufal", afirmou o perito-geral.
Já o chefe do IML de Maceió, o médico legista Fernando Marcelo, explicou que, antes da entrega, foi realizado um mutirão de limpeza nas áreas interna e externa do prédio. O ossuário que existia no local foi desativado, enquanto o material foi transferido para a atual sede, após catalogação.


Semifinais definidas - 18/09/2026

Crystopher novamente nos holofotes - 18/09/2026

Violência doméstica termina com prisão na capital

Operação Eclipse: suspeito morre em confronto
A professora Camila Carvalho, da área de anatomia do ICBS, e o gerente da superintendência de infraestrutura da Ufal, Paulo Carvalho, foram os representantes da universidade responsáveis pelo recebimento do prédio. Segundo ambos, ainda não há um projeto definido da universidade para o local.
