Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Alunos das áreas de saúde de instituição particular da capital cobram formatura antecipada

Eles alegam que universidade tem se recusado a conceder antecipação de colação de grau

Alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia do Centro Universitário Tiradentes de Alagoas (UNIT/AL) estão cobrando da instituição a antecipação da colação de grau de estudantes que cumpriram 75% da carga horária acadêmica, como prevê a Portaria nº 383 do Ministério da Educação (MEC), publicada em 9 de Abril de 2020, que busca contribuir no combate à Covid-19, disponibilizando novos profissionais que já estejam aptos para atuar.

Segundo os acadêmicos, a instituição tem se recusado a conceder a antecipação na colação de grau e segue irredutível em negociar com os estudantes. Eles afirmam que há, pelo menos, 39 alunos do curso de Medicina que se enquadram nos requisitos pré-estabelecidos pelo MEC para antecipação de formatura, mas que, devido à recusa da instituição, têm sido impedidos de atuar na linha de frente do combate à Covid-19.

Leia também

Para a estudante Nacélia Andrade, a liberação da colação de grau destes alunos fará com que os futuros profissionais cumpram um papel social em meio à pandemia.

"A UNIT precisa formar, porque há uma situação emergencial de saúde pública, onde há a necessidade de médicos se fazerem presentes diante de uma realidade em que os profissionais de saúde estão fadigados, por fazer o máximo possível há mais de um ano contra a Covid. Queremos cumprir o nosso papel social como médicos e ajudar no que for preciso! É nosso direito e dever da Unit fazer com que isso aconteça", disse a universitária.

Os alunos afirmam, também, que a instituição tem se recusado a atualizar o histórico acadêmico dos estudantes há mais de 1 ano, o que impossibilita que se comprove que eles já cumpriram 75% da carga horária.

"Eu tenho comunicações de e-mail e ouvidoria, datando de 14 de dezembro de 2020, solicitando a atualização do histórico acadêmico e nunca sou respondida. É frustrante tentar dialogar com a instituição", disse Camila Honorato, estudante de Medicina.

Em nota à Gazetaweb, a instituição informou que já entrou em contato com todos os alunos. "A Pró-reitoria de Graduação está à disposição dos alunos para maiores esclarecimentos. Toda comunicação oficial já foi feita diretamente ao aluno".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas