Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Alagoas sedia Simpósio internacional sobre Esclerose Lateral Amiotrófica

Pesquisadores nacionais e internacionais se reúnem, de 24 a 26 de novembro, em Maceió; grupo quer inspirar novas pesquisas sobre a ELA

Maceió sedia, entre os dias 24 e 26 de novembro, o II Simpósio Internacional sobre Esclerose Lateral Amiotrófica. O evento ocorre no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió, e é voltado para profissionais da área de saúde, estudantes, pesquisadores, cuidadores e pessoas com doenças raras.

Segundo o Instituto Dr. Hemerson Casado, que promove o evento em Alagoas, o objetivo da iniciativa é disseminar os desafios no diagnóstico e tratamento, pesquisas e caminhos para assistência às pessoas diagnosticadas com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). A 2ª edição do simpósio reúne pesquisadores de Israel, Estados Unidos e Itália.

Leia também

O Dr. Hemerson Casado, que preside o instituto que leva o seu nome, é um ativista e cirurgião cardiovascular alagoano, protagonista internacional na luta contra a ELA e contra doenças raras. A instituição foi fundada em 2014, quando ele foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica.

"O objetivo do simpósio é democratizar os vários conhecimentos para que possamos ter uma comunidade interessada e muito bem informada sobre os conhecimentos sobre a ELA. Também é muito importante para Alagoas e o Brasil, para que possamos estabelecer parcerias com outros institutos de pesquisa, universidades estrangeiras e laboratórios públicos e privados", declarou o médico.

Informações sobre inscrições no simpósio podem ser obtidas no site: www.simposioelamaceio.com.br.

Sobre a ELA 

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma desordem progressiva do sistema nervoso que causa a morte progressiva de neurônios, levando a paralisia e morte do paciente dentro de dois a cinco anos após o início dos sintomas.

Uma pequena parcela dos pacientes pode sobreviver por mais tempo, como é o caso do astrofísico Stephen Hawking, falecido em 2018. Na maioria dos casos, o intelecto e os sentidos dos pacientes permanecem preservados.

Até o momento, a ELA é incurável e existe um único tratamento disponível (Riluzol), que aumenta a sobrevida dos pacientes em apenas dois a três meses. A ELA é considerada uma doença rara e pouco se sabe sobre as causas, e menos ainda sobre a progressão ao nível molecular.

Programação

O evento contará com a participação de renomados pesquisadores de instituições brasileiras e internacionais. Eles irão discutir a ELA, o que há de mais moderno dentre as formas de assistência médica e multiprofissional aos pacientes e as pesquisas mais promissores.

O Simpósio Internacional terá uma programação com início às 8h, indo até as 19h. No primeiro dia, acontecerá o pré-simpósio, com minicursos em três salas simultâneas com atividades que abordarão temas relacionados à doença ELA: Fisioterapia Respiratória, Fonoterapia, Avaliação e prescrição de cadeiras de rodas para pacientes, Cuidados da Enfermagem no Manuseio do paciente.

Dando continuidade, a Importância da Nutrição; Atualização de técnicas em Ventilação e a importância da Fisioterapia Motora no paciente. Às 18h, dará início a cerimônia de abertura, com a participação do Dr. Hemerson Casado Gama. O dia será encerrado com a palestra da Acary Souza Bulle Oliveira, que contará a história da ELA.

No segundo dia, o professor Nikolay V. Dokholyan, EUA, ministrará: Towards the molecular etiology of ALS. Em seguida, o Dr. Richard S. Bedlack Jr, EUA, apresentará o  Untangling the ALS X-Files. Outro assunto que será discutido são alternativas de tratamento para a ELA, pelo professor Carlo Domênico Marrone.

O último dia contará com a presença do palestrante Stas Engel de Israel, que ministrará: SOD1 structure - Toward understanding of ALS pathogenesis. No período da tarde, o professor Michal Izrael de Israel abordará sobre o Estudo AstroX.

*Blenda Machado colaborou

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas