Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > MACEIÓ

Alagoano que decidiu "mudar o mundo" terá história contada hoje na Globo

Carlos Jorge e Thalisson Carvalho participam do Caldeirão do Huck e tentam construção de polo tecnológico no Vergel do Lago

A vontade e coragem para mudar a própria realidade e a do lugar onde se vive são os destaques do Caldeirão do Huck deste sábado (24), com a participação dos alagoanos Carlos Jorge e Thalisson Carvalho. Os embaixadores do projeto Mandaver, Organização Não Governamental (ONG) que atua no bairro Vergel do Lago, em Maceió, terão suas histórias de vida contadas no programa e participarão do quadro The Wall, no qual os participantes tentam a sorte para conseguir dinheiro e financiar seus projetos.

O Mandaver atende diretamente 320 jovens da periferia, com ações sociais, culturais e de qualificação profissional. Na atual epidemia do novo coronavírus, o projeto contabiliza mais de 7 mil atendimentos e continua desenvolvendo ações para minorar os impactos da crise na comunidade. A participação dos alagoanos no Caldeirão do Huck busca viabilizar um sonho: a construção de um polo tecnológico capaz de atender mil crianças e adolescentes do Vergel. O programa vai ao ar hoje, a partir das 16h.

Leia também

História de alagoano que idealizou o projeto Mandaver é marcada por violência, generosidade e superação

FOTO: Reprodução/Instagram

"Meu sonho é tornar o Vergel o lugar mais inovador e empreendedor de Alagoas"

A frase é de Carlos Jorge, jovem de 33 anos, nascido e criado no Vergel do Lago. A história do maceioense começa em um contexto assustador, mas que -infelizmente- é mais comum do que se imagina nas periferias brasileiras.

Aos 6 anos de idade, ele viu os pais se separarem em decorrência do alcoolismo do pai e viu a mãe tentar sustentar a casa sozinha, com o trabalho de empregada doméstica.

Com a mãe fora de casa na maior parte do tempo, o menino era deixado com um tio, que também trabalhava e, por essa razão, amarrava a criança na cama até voltar do serviço. A situação durou até os 9 anos, quando a mãe se envolveu em um novo relacionamento que, de acordo com Carlos Jorge, resultou em uma condição insustentável de violência doméstica, sexual e de espancamento. "Então comecei a delinquir, a roubar", conta.

Ele diz que sair daquela "tragédia pessoal e social" era um desafio que parecia impossível e que, para provar o contrário, contou com a ajuda de uma vizinha, Dona Maria.

"Ela me resgatou. Eu dava muito trabalho e quanto mais eu dava trabalho mais ela me incentivava, mais investia em mim. Eu fui vencido pelo constrangimento, porque ela era o tipo de pessoa que não falava, porque a vida dela era um exemplo vivo de perseverança e resiliência", afirma.

Aos 17 anos e com a morte de Dona Maria, o jovem já começava a imaginar o que se tornaria o projeto Mandaver. "Eu comecei a participar de projetos sociais, tentando seguir em frente e levar o legado dela, fazer pelas outras pessoas o que ela fez por mim".

Mandaver

Imagem ilustrativa da imagem Alagoano que decidiu "mudar o mundo" terá história contada hoje na Globo
| Foto: FOTO: Reprodução/Instagram

Já adulto, Jorge Carlos trabalhava como motoboy, mas resolveu sair do emprego em 2014. "Fiz um acordo com a empresa, recebi a rescisão, cheguei em casa e disse para minha mulher - amor, vamos mudar o mundo?"

Apesar da condição precária em que viviam, ele conta que convenceu a esposa e alugaram um quartinho, onde colocaram uma barra de ferro na parede e começaram a oferecer aulas gratuitas de balé. Começava ali o projeto Mandaver.

"Dois anos depois teríamos a Lívia, que saiu da nossa aula de balé para fazer teste no Bolshoi", relata.

"No começo, eram 60 crianças atendidas, aí perdemos o nosso espaço porque o dinheiro acabou, ficamos mais de dois anos em espaços emprestados, trabalhando dentro da favela, perseverando como podíamos. Aí, em 2018, veio a parceria com a rede Gerando Falcões e a Fundação Lemann. E conseguimos sair de 60 para 320 crianças e adolescentes", conta, orgulhoso.

Atualmente, a Ong promove ações socioeducativas, aulas de futebol, balé, teatro, percussão, além de cursos de qualificação profissional, que, de acordo com Carlos Jorge,  encaminha pelo menos 10% dos participantes diretamente para o mercado de trabalho. Apesar de estar feliz com suas escolhas e com a dimensão que o sonho de mudar o mundo está tomando, Carlos diz ainda há muito a se fazer.

Imagem ilustrativa da imagem Alagoano que decidiu "mudar o mundo" terá história contada hoje na Globo
| Foto: FOTO: Reprodução

"Preciso responder como tornar o Vergel o lugar mais inovador e empreendedor de Alagoas. Nosso sonho é ter um polo tecnológico, fazer com que os jovens se interessem por tecnologia e educação. E também um polo sociocultural, com atividades, uma política pedagógica consistente, trabalhando todo o ciclo de vida dessas crianças e jovens do Vergel", diz.

"Hoje tenho certa maturidade, pois tudo isso é um aprendizado de gestão emocional e de gestão profissional também. Tenho ainda mais clareza de que não podemos desistir de algo ou de alguém porque dá trabalho, mas persistir", conclui o alagoano.

Vergel do Lago

Imagem ilustrativa da imagem Alagoano que decidiu "mudar o mundo" terá história contada hoje na Globo
| Foto: FOTO: Reprodução

No dia 1 de abril, Luciano Huck relatou sua passagem por Maceió e como conheceu o trabalho da Ong Mandaver. "As favelas na região do Vergel do Lago - Mundaú, Sururu de Capote, Torre, Peixe e Muvuca - deveriam ser visitadas por todos, principalmente pela elite inerte deste país", disse Huck, em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo. A visita, feita ao lado de Carlos Jorge, foi descrita como alarmante pelo apresentador.

"A realidade imediata era mais grave. Meu único registro de algo semelhante remetia à visita que fiz anos antes à Cité Soleil, a maior favela de Porto Príncipe, capital do Haiti. Na época, saí de lá convencido de que a humanidade não havia dado certo. Como era possível pessoas viverem naquela condição a meros 40 minutos de voo da Flórida?", questionou.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas