A Associação das Instituições de Longa Permanência para Idosos de Alagoas (AILPIS) promove um workshop, nesta sexta-feira (29), com o tema Acolhimento, Respeito e Dignidade para Pessoas Idosas em Alagoas. A programação começou desde as 08h30, no auditório da Convenção dos Ministros da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Alagoas (COMADAL), no bairro do Farol.
A AILPIS reuniu representantes de entidades governamentais e não governamentais, secretarias municipais e estaduais, além de representantes das instituições destinadas ao domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar e em condições de liberdade, dignidade e cidadania. Na oportunidade foram discutidos o papel das instituições de longa permanência em Alagoas e a efetivação das políticas públicas.
Leia também
Já o Ministério Público de Alagoas (MP-AL) tem realizado diversas reuniões e eventos voltados para a população idosa, discutindo temas, como o panorama das ILPIS em Alagoas, o Fundo da Pessoa Idosa, a efetividade nas políticas públicas e as melhorias no atendimento aos idosos no estado, além de acompanhar a formatação e sanção do Projeto de Lei de criação do Fundo Estadual de Assistência do Idoso.
Segundo Alexandre Costa, presidente da AILPIS, o evento gira em torno da necessidade da parceria entre o Estado e as instituições de assistência à pessoa idosa, que só foi percebida durante a pandemia de Covid-19.
O Workshop
A abertura do evento ocorreu às 09h e a primeira palestra às 09h45, com o tema: A experiência do MPCE com as políticas públicas voltadas às pessoas idosas em Fortaleza, em especial, as acolhidas pelas instituições de longa permanência de idosos, ministrada por Alexandre de Oliveira Alcântara, promotor de Justiça do MPCE.
Às 10h30, aconteceu uma mesa-redonda com as secretárias de Estado Arabella Mendonça, Sarah Ponte, e o secretário Claydson Moura, além da superintendente de Assistência Social Genilda Leão, sobre como cada uma de suas secretarias ajuda a melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas.
Às 12h10, ocorrerá um debate com o público presente e o evento se encerrará às 13h.