Diariamente somos surpreendidos com a triste notícia dos altos índices de mortes em decorrência de acidentes trânsito. Isso se dá, muitas vezes, pelo excesso de velocidade, as ultrapassagens indevidas, a combinação de álcool e direção, a falta de cinto de segurança e o uso de celular ao volante. Visando conscientizar condutores e pedestres, acontece esta semana em todo Brasil a Semana Nacional de Trânsito.
A programação em Maceió será executada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) durante toda a semana até o dia 25 de setembro. Nesta terça-feira (18), a ação educativa aconteceu no bairro da Gruta de Lourdes. Motoristas profissionais - taxistas e condutores de ônibus - e passageiros dos coletivos da capital foram alertados sobre a importância deles como educadores no trânsito.
Leia também
Cerca de 25 agentes e educadores de trânsito participam da ação no total. Dentre as orientações, estão os cuidados que os motoristas precisam ter com os passageiros, como não atender o telefone enquanto dirige e não conversar com eles - fato que tira a atenção do trânsito -, além de cuidados no embarque e desembarque.
Os educadores também orientam os passageiros sobre os cuidados dentro do transporte público. As orientações vão desde a atenção no embarque e desembarque ao uso devido da faixa de pedestre e atenção durante a travessia.
"É um bom negócio, acho que é importante não só para os motoristas, mas para o pedestre também. Nunca sofri acidente no trânsito porque sempre tomo muito cuidado", afirma o passageiro Orlando Fernandes.

As próximas ações serão voltadas para todos os públicos com palestras, atividades para crianças, orientações para trabalhadores da construção civil e circuito ciclístico.
De acordo com a diretora de educação e mobilidade da SMTT, Juliana Normande, a programação foi pensada para contemplar todo público que compõe o trânsito.
"Sejam motoristas profissionais, crianças, que são os verdadeiros educadores, os ciclistas e motociclistas através de palestras. Também estamos realizando palestras com universitários por entender a necessidade que tem por conta do álcool, direção e velocidade. E vamos terminar com os pedestres através da travessia, porque a gente percebe que não está sendo feita de forma correta. Essas mudanças de comportamento terão que ocorrer senão não vamos conseguir reduzir os índices de acidentes de trânsito", esclarece Juliana.

Os motoristas abordados durante a ação aprovaram a iniciativa. Antônio Correia trabalha como taxista há 10 anos. Ele disse que sempre está atento aos cuidados com os passageiros. "Assim que o passageiro entra, eu percebo se ele colocou o cinto, se tem alguma criança para mandar ver se está perto da porta. Nunca sofri nenhum acidente, graças a Deus", conta.
O taxista Gláucio Pino disse que fiscalizações e orientações como essas devem sempre acontecer.
"Acho que tem que ser fiscalizado cada vez mais. Tem muitos homens de bem, mas tem muita gente que trabalha errado também. Eu verifico todas as normas de segurança", pontuou.