Celebrando a cultura popular maceioense, a Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) realiza neste sábado (30) e domingo (1º), o 31º Festival Municipal de Bumba Meu Boi, a partir das 18h, no Estacionamento do Jaraguá. O evento reúne mais de 20 grupos, que levarão ao palco toda a riqueza e a tradição desse símbolo da cultura nordestina.
Na abertura, dia 30, o Grupo de Acesso será responsável por abrir as apresentações, com destaque para os bois Pura Raça e Xique Xique, seguidos de outros 13 grupos que prometem emocionar o público com a força de suas performances. Já no dia 1º de dezembro, será a vez do Grupo Especial, que reúne os bois mais consagrados da região, mostrando o apogeu das tradições do Bumba Meu Boi.
Leia também
O festival irá reunir não apenas as agremiações culturais, mas também um público diversificado, reafirmando a importância do Bumba Meu Boi como patrimônio cultural de Alagoas. Com meses de preparação para o evento, o segmento aguardava ansiosamente pela disputa e os grupos prometem performances inesquecíveis para o público.
Segundo o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Myriel Neto, o festival é um marco na valorização das manifestações culturais de Maceió.
“O Bumba Meu Boi é parte essencial da nossa identidade cultural. O festival não é só um espetáculo, mas também um momento de preservar, celebrar e dar visibilidade a essas tradições tão importantes para o nosso povo”, destacou.
CONFIRA PROGRAMAÇÃO
30 de novembro (Grupo de Acesso):
- Abertura: Boi Pura Raça e Xique Xique
- Boi Pacato
- Boi Fênix
- Boi Águia Dourada
- Boi Escorpião
- Boi Rottweiler
- Boi Trovão
- Boi Jaguar
- Boi Tigre
- Boi Gavião
- Boi Dragão Kids
- Boi Imperador
- Boi Pantera
- Boi Anaconda
1º de dezembro (Grupo Especial):
- Boi Águia
- Boi Cobra
- Boi Tradição
- Boi Leão
- Boi Garantido
- Boi Axé
- Boi Vingador
- Boi Águia de Ouro
- Boi Falcão
- Boi Malandro
*Com Assessoria