A 22ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de Maceió será realizada neste domingo (29). A concentração começa às 14h, na Praça Sete Coqueiros, na orla da Ponta Verde. O desfile irá em direção ao restaurante Dragão, na Pajuçara, a partir das 18h. Neste ano, a ação traz o tema "Visibilidade, Inclusão e Direitos Humanos", destacando a luta pela igualdade de direitos e o respeito à diversidade sexual e de gênero.
O evento é organizado pelo Centro de Acolhimento Ezequias Rocha Rego, com apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania, e da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).
Leia também
A programação inclui apresentações musicais, performances artísticas, discursos de lideranças políticas e sociais, além da presença de autoridades locais. "Além de celebrarmos a diversidade, a parada também movimenta a economia local, gerando renda para o turismo, comércio, bares, restaurantes e hotéis, fortalecendo a imagem de Maceió como um destino acolhedor e inclusivo", destacou Sophia Braz, coordenadora geral de diversidade sexual da Secretaria Municipal da Mulher.
Durante o evento, será realizada uma pesquisa para mapear o perfil socioeconômico do público LGBTQIAPN+ de Maceió, com o objetivo de entender o impacto desse grupo no turismo e na economia da cidade.
A segurança dos participantes será garantida pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, Polícia Militar de Alagoas (PMAL) e o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito, além de postos de atendimento médico ao longo do percurso.