Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

TSE nega pedido para reforço de tropas federais para cinco municípios alagoanos

Tribunal justificou que a ação poderia acontecer caso o Chefe do Poder Executivo local manifesta-se no sentido da insuficiência das Forças estaduais

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu o pedido do envio de tropas federais para os municípios alagoanos de São Sebastião, Junqueiro, Teotônio Vilela, Campo Alegre e Matriz de Camaragibe. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) chegou a justificar a necessidade de reforço da segurança para o dia da votação (domingo), em decorrência do acirramento político, mas acabou rejeitado pelo TSE.

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, indeferiu o pedido de força federal para os cinco municípios, reforçando que o uso das tropas trata-se de uma medida excepcional que visa garantir a votação, a apuração das eleições e o cumprimento da lei e das decisões judiciais (art. 23, XIV, do Código Eleitoral)..

“A despeito da relevância dos fatos narrados, o Governador do Estado informa que os municípios de São Sebastião, Junqueiro, Teotônio Vilela, Campo Alegre e Matriz de Camaragibe ficarão sob o resguardo da polícia estadual, sendo desnecessário o reforço da segurança”, informa trecho da decisão.

Artigos Relacionados

A recomendação do pedido de requisição de forças federais para atuarem nas eleições, no fito de garantir o respeito à lei, o livre exercício do voto, a normalidade da votação e apuração do resultado, que apontou histórico de distúrbios políticos, alegou o TRE.

Nesse contexto, "o deslocamento de Forças Federais para o Estado implica verdadeira intervenção, somente havendo espaço para tanto quando o Chefe do Poder Executivo local manifesta-se no sentido da insuficiência das Forças estaduais", justifica o TSE.

O pedido de envio de tropas foi formulado pelo deputado federal Arthur Lira (PP), que justificou a necessidade de reforço para garantia da normalidade e segurança.

No último dia 16, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, autorizou o pedido de envio de tropas federais para atuarem durante o pleito nos municípios de Satuba e Pilar, na Região Metropolitana de Maceió.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas