O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) realizou, nesta quinta-feira (6), um mutirão do júri no Centro Universitário Tiradentes (Unit), em Cruz das Almas. Foram apreciados 12 processos, em julgamentos conduzidos pelos novos juízes empossados em abril deste ano.
A ação faz parte do projeto "Justiça Itinerante", que ocorre em parceria com a Escola Superior da Magistratura (Esmal) e faz parte de mais uma etapa do curso de formação dos novos magistrados.
Leia também
Segundo o coordenador do projeto, André Gêda, todos os julgamentos serão finalizados nesta quinta-feira. "Esse é o primeiro evento direcionado especificamente para o curso, mas os mutirões de juris já vêm sendo realizados na capital. Todos os casos serão julgados e concluídos ainda hoje. O mutirão é de grande importância porque já insere os novos magistrados nas atividades que eles terão no dia a dia em suas comarcas".
Durante o mutirão, os novos juízes contaram com o acompanhamento dos magistrados André Gêda Peixoto Melo, coordenador da ação, Alberto Jorge Correia de Barros Lima e Lorena Carla Sotto-Mayor.
A magistrada Lívia Lima afirma que, além do aprendizado, o projeto ajuda a finalizar casos e ajudar a população. "É sempre uma alegria ajudar a sociedade com os nossos conhecimentos adquiridos ao longo da formação. No meu caso específico, o julgamento não aconteceu devido ao falecimento do réu, e por essa questão a lei exige a extinção da culpabilidade e não terá o julgamento", explicou.

Conduziram os julgamentos os juízes Eric Baracho Dore Fernandes; Lívia Maria Mattos Melo Lima; Vilma Renata Jatobá de Carvalho; Amine Mafra Chukr Conrado; Paula de Góes Brito Pontes; Marcella Waleska Costa Pontes de Mendonça; Filipe Ferreira Munguba; Lisandro Suassuna de Oliveira; André Luís Parizio Maia Paiva; Renata Malafaia Vianna; Bruno Araújo Massoud e Ewerton Luiz Chaves Carminati.