Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

TJ regulamenta uso videoconferência em julgamentos e audiências

Normas aprovadas permitem julgamentos virtuais por órgãos colegiados do Tribunal

Em sessão administrativa nesta terça-feira (23), o Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas aprovou duas resoluções e uma emenda regimental que regulamentamo uso de videoconferência em julgamentos colegiados e audiências. A inovação beneficia a justiça criminal com a redução do tempo de tramitação dos processos, já que a dificuldade de transportar presos tem causado o adiamento de muitas audiências.

Uma das resoluções disciplina especificamente a utilização da videoconferência em audiências. Foram estabelecidas regras tanto para interrogatório de acusados quanto para oitiva de testemunhas. De acordo com o documento, a medida considera que a possibilidade está prevista no Código de Processo Penal e na Resolução 105 do Conselho Nacional de Justiça.

Leia também

Julgamentos virtuais

Referente ao segundo grau de jurisdição, foram aprovadas uma emenda no Regimento Interno do TJ/AL e uma resolução que permitem sessões de julgamentos em ambiente eletrônico pelos órgãos colegiados do Tribunal.

Para o Julgamento Virtual, por videoconferência, será publicado edital de convocação advertindo as partes, que poderão se opor à forma de julgamento, em um prazo de 3 dias, sem necessidade de motivação. Só serão analisados por este sistema os processos nos quais não cabe sustentação oral dos advogados. As resoluções e a emenda serão publicadas no Diário da Justiça Eletrônico, nos próximos dias.

Inauguração

A videoconferência será inaugurada no Poder Judiciário de Alagoas no próximo dia 2 de março, com a presença do presidente Washington Luiz Damasceno Freitas e do governador do Estado, Renan Filho.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas