Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

TJ barra leilão do Mercado do Artesanato e marca audiência de conciliação

Desembargador Tutmés Airan acatou recurso apresentado pelo Município e vai tentar buscar a negociação da dívida

Após meses à espera de uma definição, os permissionários do Mercado do Artesanato, situado no bairro da Levada, podem ficar aliviados, pelo menos por enquanto, com a nova decisão da Justiça, que barrou o leilão marcado para acontecer nesta quinta-feira (11). A dívida, no entanto, continua e deve ser negociada entre o Município e uma construtora. Uma audiência de conciliação foi marcada para dia 2 de março, às 13h, na sede do TJ, para tentar um acordo entre as partes.

De acordo com o desembargador, a unidade econômica e cultural do espaço deve ser preservada e, ao mesmo tempo, garantir o pagamento da dívida por parte do Município. "A audiência de conciliação vai servir para acabar com o conflito gerado", informou Tutmés, à reportagem daGazetaweb.

Leia também

O recurso apresentado pela Procuradoria Geral do Município (PGM) junto ao Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) foi distribuído ao desembargador Tutmés Airan, que acatou o processo, alegando a inviabilidade do leilão. Em entrevista publicada na edição de hoje daGazeta de Alagoas, Tutmés sinalizou para a possibilidade de o leilão ser suspenso e agendada uma reunião de conciliação entre a Prefeitura e a Pirâmide Construções LTDA.

O problema envolvendo o Mercado do Artesanato se arrasta há 13 anos, devido a uma dívida do Município com a construtora. De acordo com o procurador geral do Município, Estácio da Silveira, o processo teve origem na década de 90, por meio de uma ação movida pela empresa contra a antiga Companhia de Obras e Urbanização de Maceió (Comurb), hoje Companhia Municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio (Comarhp).

A construtora teria feito serviços para o Município e o pagamento jamais foi efetivado, o que gerou uma dívida de R$ 52 mil, mas o valor sofreu correção ao longo dos anos e hoje chega ao montante de cerca de R$ 900 mil. Antes, o processo vinha sendo tocado pelo corpo jurídico da companhia e, agora, chegou ao conhecimento da PGM, por solicitação da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes).

A petição foi protocolada na sexta-feira da semana passada, levando em conta dois pontos: incompetência da 1ª Vara Cível da Capital por julgar matéria de cunho privado e o fato de o Mercado do Artesanato ser um bem público, de uso especial, que acarreta graves consequências para o comércio local, caso vá a leilão.

A Justiça negou, na última sexta-feira (5), o recurso apresentado pelo Município para impedir o leilão do Mercado do Artesanato, e a Procuradoria Geral recorreu ao Tribunal de Justiça.De acordo com o procurador, Estácio da Silveira, o juiz da 1ª Vara Cível da Capital, Ayrton Tenório, negou provimento ao recurso alegando que o fato de o Mercado ser um bem público não inviabiliza a realização da penhora. Além disso, a incompetência de julgar da 1ª Vara não vem ao caso porque o processo está transitado em julgado. 

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas