Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

STJ revoga pedido de prisão do ex-presidente do Paraguai

Horacio Cartes teve a prisão preventiva pedida pela Lava Jato do Rio, suspeito de ajudar Dario Messer, o doleiro dos doleiros, a fugir

O pedido de extradição do ex-presidente do Paraguai Horácio Cartes foi suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele teve a prisão preventiva pedida na Operação Patrón, um desdobramento da Operação Lava Jato.

A decisão é do ministro do STJ Rogerio Schietti Cruz. Na prática, ele concedeu um habeas corpus a Cartes, que não chegou a ser preso por estar no Paraguai. A prisão dependeria da autorização das autoridades do país vizinho.

Leia também

Agora, de acordo com o Ministério Público Federal (MPF), o pedido de extradição só pode ser decidido ao fim do julgamento final do habeas corpus.

Cartes é suspeito de ajudar Dario Messer, o doleiro dos doleiros, a se manter longe do alcance das autoridades paraguaias. De acordo com a investigação, ele pagou US$ 500 mil ao doleiro e pode ter usado o cargo para favorecer o amigo de longa data.

O valor, segundo decisão do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal, foi repassado ao doleiro por intermédio de Roque Fabiano Silveira.

Messer está preso desde o fim de julho e a defesa de Cartes nega envolvimento comercial ou de sociedade entre os dois.

Segundo a imprensa paraguaia, entretanto, o ex-presidente considera Dario Messer como seu "irmão de alma", conforme declaração de 2016 em um evento público.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas