Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

MPF apura liberação de construção de deck em faixa de areia da praia de Ipioca

Desde 2017, bar responsável pela construção está envolvido em denúncias de irregularidade na estrutura do empreendimento

O Ministério Público Federal (MPF) investiga a liberação que permitiu que um deck fosse construído em plena faixa de areia, pelo bar Hibiscus Beach Club, em Ipioca, na Região Norte de Alagoas, e que estaria impedindo a circulação de pessoas no local. Segundo Ricardo César, coordenador de gerenciamento costeiro do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), o deck construído pelo restaurante não possui irregularidades.

De acordo com o MPF, desde 2017 o empreendimento enfrenta denúncias referentes à construções irregulares no local. Ainda em 2017, o próprio órgão ministerial ofereceu denúncia contra o bar em razão de construção irregular de muro de contenção, causando impactos nocivos à APA Costa dos Corais. Na ocasião, o bar deveria apresentar um Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD) ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), porém sua primeira proposta foi recusada pelo órgão federal.

Leia também

Já no ano de 2018, o Hibiscus Beach Club recebeu orientações do ICMBio quanto à elaboração de um novo PRAD e, junto ao IMA, entrou com requisição para que a construção do deck fosse feita como parte deste novo plano. No entanto, os detalhes que envolviam a construção não foram submetidos ao ICMBio, fazendo com que a proposta fosse declinada pelo MPF.

Uma terceira proposta de PRAD foi enviada ao ICMBio e foi novamente recusada pelo órgão ambiental federal, sob a alegação de haver inconsistências na construção do deck. Na ocasião, o bar recebeu o prazo de um ano para que as exigências do Instituto fossem atendidas.

No início deste ano, uma nova proposta foi enviada e ainda está sob análise do órgão federal. Segundo o MPF, desde 2020 corre um inquérito civil que busca apurar as circunstâncias em que a autorização ambiental para a construção do deck foi concedida.

Apesar das críticas que a construção do bar vem recebendo da população, tanto a empresa quanto o IMA alegam que a obra está dentro da legalidade. Segundo o coordenador de gerenciamento costeiro do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), Ricardo César, o deck construído pelo restaurante não possui irregularidades. Ele explicou que o estabelecimento fez a obra de contenção depois que o mar invadiu em mais de 75 metros o terreno onde está localizado o restaurante.

“O equipamento do Hibiscus não está impedindo a circulação, e a área de praia está sendo recuperada com vegetação. Isso já foi aprovado pelo ICMBio, pelo Ministério Público Federal (MPF) e por nós. Está tudo dentro da legalidade", afirmou.

O coordenador do IMA explica ainda que, com o avanço do mar em Ipioca, os empreendimentos que ficam na costa sofreram com a erosão e o avanço das águas. Por sua vez, o empresário Ronaldo Scurachio, explicou que as coordenadas provam que a área em que o deck foi construído é de propriedade do Hibiscus. "A área pertence ao sítio onde o empreendimento está localizado. O local é georreferenciado desde 2011", afirma.

O IMA esclareceu, ainda, que a construção obteve licença ambiental que autorizada através de ação judicial impetrada pelo proprietário do bar.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas