Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

MPE faz mapeamento para pedir prisão de condenados que recursaram ao Supremo

Sérgio Jucá declarou que decisão do STF assegura sentimento de Justiça para famílias de vítimas

O procurador de Justiça de Alagoas, Sérgio Jucá, declarou, na tarde desta quinta-feira (25), que o Ministério Público Estadual (MPE/AL) está realizando um mapeamento dos casos em que condenados pelo Tribunal do Júri e pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) recursaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) em busca da revisão da sentença condenatória. O chefe do MPE estadual vai solicitar a prisão dos condenados que se enquadrem no novo entendimento do Supremo.

De acordo com o procurador, alguns promotores já iniciaram nas respectivas varas um levantamento dos casos em que os réus foram condenados pelo júri e tiveram as penas referendadas pelos desembargadores integrantes do Tribunal de Justiça. O procurador assegurou que o MPE terá a preocupação de não cometer injustiças e pedir a prisão preventiva de acordo com o que foi decidido pelos ministros do STF.

Leia também

"Ao final desse levantamento do MPE, vamos solicitar ao Tribunal de Justiça a decretação da prisão dos condenados em questão, nos termos da recente decisão. O Ministério Público Brasileiro trabalhou ao longo dos últimos anos para desconstruir o entendimento do Supremo de que o condenado pode ficar em liberdade até o trânsito em julgado. Essa vitória é do povo brasileiro, das famílias das vítimas que por décadas esperavam por justiça", expressou Jucá.

Há divergências

O presidente do TJ/AL, desembargador Washington Luiz Damasceno, declarou, nessa quarta-feira (24), em entrevista àRádio Gazeta, que a corte de Justiça de Alagoas vai aguardar "um pouco mais" para aplicar o entendimento dos ministros do STF.  "Há divergências sobre a aplicação desse entendimento no STF. Acredito que embargos de declarações devem esclarecer essa situação", argumentou o chefe do Poder Judiciário.

O plenário do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil decidiu nesta quarta-feira (24/2) que ingressará com uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental na corte, ainda sem data para ser ajuizada. O presidente do Conselho Federal, Claudio Lamachia, ressaltou a necessidade de se cumprir os direitos fundamentais constitucionais.

"Quando uma condenação acontece sem derivar do respectivo trânsito em julgado, tira-se a oportunidade do cidadão de defender-se em todas as instâncias que lhe couber por meio da atuação de seu advogado. O Conselho Pleno entende que devemos ajuizar a ação".

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas