O Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL), que já tem procedimento instaurado, desde maio deste ano, para apurar o aumento de casos de meningite em Maceió, aguarda novos dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A Notícia de Fato nº 01.2023.00002286-9 foi instaurada em maio de 2023.
Em julho deste ano, inclusive, a SMS apresentou um Relatório Circunstanciado ao MP/AL e especificou o percentual de meningite em Maceió, garantindo que as medidas necessárias estavam sendo tomadas para impedir que a doença continuasse se alastrando.
Artigos Relacionados
“O Ministério Público já vem acompanhando os casos de agravamento da doença desde o mês de maio, e tem procedimento instaurado diante do que foi noticiado pela sociedade civil. No mês de julho, recebemos um relatório circunstanciado da secretaria municipal de saúde com seu plano de ação, demonstrando os dados estatísticos acerca dos casos constatados e, no momento, aguardamos informações sobre dados atualizados bem como sobre as medidas adotadas para esbarrar a proliferação da meningite”, explicou o promotor de Justiça Luciano Romero.
ALERTA DE SURTO
Por meio de nota enviada à imprensa, a Sociedade Alagoana de Infectologia alertou autoridades, profissionais de Saúde e sociedade sobre o surto de doença meningocócica (tipo de meningite) em Maceió. A entidade afirmou que a situação é preocupante, visto que quase dobraram este ano.
A nota ainda destaca que "define-se como surto um aumento incomum no número de casos da doença em uma área específica e em um período de tempo determinado".
*com informações da assessoria.