
O procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, participou, na quarta-feira (14), em Brasília, da 4ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG). Durante o encontro, o colegiado aprovou a ata da 3ª reunião ordinária, realizada em 9 de abril, também na capital federal, e deliberou sobre nota técnica elaborada pelo Grupo Nacional de Acompanhamento Processual (GNP).
Outro ponto de destaque da pauta foi a eleição dos membros que serão indicados para compor as vagas destinadas aos Ministérios Públicos estaduais no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) no biênio 2026-2028.
Leia também
Os procuradores-gerais também discutiram o andamento das atualizações da plataforma Domicílio Judicial Eletrônico, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que centraliza as informações processuais enviadas pelos Tribunais de Justiça em todo o país. Além disso, acompanharam uma apresentação do Laboratório de Inovação da Advocacia-Geral da União (Labori/AGU) sobre o projeto Caravana da Inovação.
A iniciativa busca fomentar a cultura da inovação nas procuradorias estaduais e municipais, por meio da criação de uma rede colaborativa que compartilhe experiências do setor público nas áreas de tecnologia, gestão de dados e inteligência artificial. A apresentação foi conduzida pelo coordenador do Labori, Bruno Portela.
A reunião também marcou a despedida da procuradora-geral de Justiça do Rio Grande do Norte, Elaine Cardoso de Matos Novais Teixeira, da presidência do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH).
Indicação de membros para o CNMP
Lean Araújo participou ainda da 2ª Reunião Extraordinária do CNPG, realizada na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), onde ocorreu a eleição dos indicados para o CNMP.
Foram reconduzidos ao cargo de conselheiros do CNMP a procuradora de Justiça Ivana Lúcia Franco Cei, do Ministério Público do Amapá (MPAP), e o promotor de Justiça Fernando da Silva Comin, do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Já o promotor de Justiça e atual procurador-geral adjunto de Justiça Jurídico do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), Alexandre Magno Benites de Lacerda, foi eleito pela primeira vez.
Em seus discursos, os eleitos destacaram o compromisso com a defesa dos direitos da sociedade, a Justiça e o Ministério Público brasileiro. Também ressaltaram a importância do CNPG para a unidade institucional do MP e elogiaram a condução do processo eleitoral pela presidência e secretaria do colegiado.