Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

Justiça revoga prisão de suspeito no caso da bebida com cocaína

Morador de rua Vinícius Salles Cardoso, de 31 anos, estava preso temporariamente desde o dia 19 de novembro

A Justiça revogou, nesta terça-feira (17), a prisão temporária do homem acusado de entregar uma bebida supostamente adulterada a moradores de rua em Barueri, na Grande São Paulo. O incidente levou à morte de 4 moradores de rua e a internação de vários outros.

Vinicius Salles Cardoso, de 31 anos, estava preso desde o dia 19 de novembro e foi internado em uma clínica de recuperação em Cotia, também na região metropolitana, a pedido da família.

Leia também

A Polícia Civil indiciou ele pela morte dos quatro moradores de rua em 9 de dezembro, recomendando que ele "permaneça recolhido em cárcere privado, em manicômio judicial".

Vinicius, que também era morador de rua, passou por uma avaliação psiquiátrica após o incidente.

Nesta semana, a Justiça analisou uma série de pedidos de diferentes das partes do processo. O Ministério Público Estadual solicitou a prorrogação da prisão temporária por mais 30 dias. A Polícia Civil alegou que, para a investigação, mantê-lo detido não era mais necessário. A defesa do suspeito solicitou a revogação da prisão e indicou que ele seria internado logo após a libertação.

Além de ser indiciado por homicídio culposo (quando não a intenção de matar) de quatro vítimas, ele também vai responder por lesão corporal de outras quatro pessoas.

A Polícia Civil aguarda a conclusão de uma perícia para relatar o inquérito à Justiça, o que deve ocorrer nas próximas semanas, segundo o delegado Anderson Pires Giampaoli, que chefia a investigação do caso. Depois, o Ministério Público decidirá se denunciará ou não Cardoso. A Promotoria pode pedir novos esclarecimentos à polícia ou o arquivamento do caso.

Laudos necroscópicos

Os legistas analisaram o sangue e os órgãos de Denis da Silva Oliveira, de 33 anos, e encontraram a concentração de 1,9 gramas de álcool por litro de sangue, o equivalente a oito doses de cachaça, e mais do que 2 gramas de cocaína no organismo. Uma pessoa saudável pode sofrer overdose se consumir 1,2 gramas da droga.

Luis Pereira da Silva, de 49 anos, segundo o exame dos legistas, tinha 2,5 gramas de álcool por litro de sangue. É como se ele tivesse bebido 9 doses de pinga. No corpo de Luiz também foram encontrados mais de 2 gramas de cocaína.

Edson Sampaio da Silva, de 40 anos, tinha a maior concentração de álcool no sangue: 4,4 gramas, o mesmo que ter tomado mais de 17 doses de cachaça. No corpo dele, os legistas também encontraram mais de 2 gramas de cocaína.

Os peritos do Instituto de Criminalística encontraram muita cocaína misturada à bebida - 51 miligramas da droga por mililitro da bebida.

Suspeito preso

Vinícius Salles Cardoso também tomou a bebida e foi internado com outros moradores de rua, mas sobreviveu. A pedido da polícia, ele foi preso temporariamente na cadeia pública de Carapicuíba, cidade da Grande São Paulo.

Para Patrícia Carvalho, advogada de Vinícius, seu cliente é inocente e somente mais uma vítima da bebida. "Eu confio na inocência do meu cliente. Não sei o que aconteceu. Estou sendo bastante franca com vocês, muito sincera. Não sei o que aconteceu. Não sei se realmente essa história de que ele achou ou da primeira versão do carro, não sei o que é verdade", falou Patrícia à imprensa. "Mas isso está sendo apurado. A Polícia está trabalhando incansavelmente", disse.

Os testes psiquiátricos de Vinícius foram feitos no Hospital Municipal de Barueri e mostraram que ele pode "adotar comportamento cruel e colocar a sociedade em risco."

Ele disse ao médico: "se for preciso matar ou assaltar por droga, eu faço", "demonstrou irritabilidade e acessos de raiva" e "não demonstrou sentimentos afetuosos nem aos companheiros de rua." O diagnóstico do laudo foi: "transtorno mental e comportamental, devido a substâncias psicoativas e síndrome de dependência."

Diante disso, o psiquiatra recomendou que ele "permaneça recolhido em cárcere privado, em manicômio judicial por longa data, e com acompanhamento médico."

A advogada de Vinícius disse que vai tentar outras medidas assim que o inquérito for entregue a Justiça. "Eu pretendo pelos indícios que temos até hoje tentar uma desqualificação até do homicídio culposo porque o meu entendimento é de que ele também foi vítima."

A defesa de Vinícius informou que a família dele vai pagar os custos da internação. A polícia ainda investiga se outras pessoas participaram do crime.

Hipóteses investigadas

Segundo a investigação, ele confessou que foi o responsável por levar a garrafa com o líquido ao grupo e oferecer a bebida às pessoas, mas há deu três versões diferentes para o caso.

1. Vingança

Uma das hipóteses investigadas pela Polícia é a de que comerciantes poderiam ter dado uma garrafa com bebida envenenada para o grupo que mora nas ruas por vingança. Há relatos de que comerciantes e vítimas teriam discutido antes pelo fato de elas ocuparem a região, atrapalhando o comércio.

2. Barueri

Outra hipótese vem de uma testemunha. Ela contou à TV Globo que a bebida foi entregue ao grupo em Barueri por pessoas que estavam num carro. A investigação solicitou as gravações de câmeras de segurança para tentar identificar quem levou a garrafa com a bebida às pessoas que estavam na praça. Até esta segunda-feira a polícia não identificou nenhum suspeito nas imagens.

3. Fatalidade

Na hipótese de ter sido uma fatalidade, as vítimas teriam misturado medicamentos com entorpecentes e álcool e tido uma espécie de overdose. Não está descartada ainda a possibilidade de que o grupo tenha consumido álcool adulterado e se intoxicado.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas