Imagem
Menu lateral
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3

Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

Desembargador Orlando Rocha recebe título de cidadão honorário de AL

Irmão do desembargador, o médico Renato Rezende Rocha, também foi homenageado


				
					Desembargador Orlando Rocha recebe título de cidadão honorário de AL
Orlando Rocha Filho agradeceu a adoção que Alagoas fez com ele. Adeildo Lobo

Nesta segunda-feira (10), o desembargador Orlando Rocha Filho, vice-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), recebeu o título de cidadão honorário de Alagoas, na Assembleia Legislativa do estado (ALE).

O momento foi proposto pelas deputadas Cibele Moura e Fátima Canuto e pela ex-deputada Ângela Garrote. Autoridades, amigos e familiares prestigiaram a sessão solene, inclusive, o irmão do desembargador, o médico Renato Rezende Rocha, também foi homenageado.

Leia também

Orlando Rocha Filho destacou a felicidade em receber a honraria. “É um momento de profunda emoção. Um dia muito especial para mim e para meu irmão Renato. Nós somos cariocas de nascença e alagoanos de coração. Aqui aprendemos a ser gente. Constituímos nossas famílias. Aqui estudamos e fizemos nossas trajetórias de vida”.

Ele aproveitou para agradecer a adoção que Alagoas fez com ele. “Sou alagoano de coração, devotado por Alagoas. Não temos qualquer identidade com a terra em que nascemos. Em que pese o Rio de Janeiro ser a cidade maravilhosa, mas a cidade de Maceió e o estado de Alagoas são as nossas referências”, enfatizou.

Já o presidente do TJAL, desembargador Fernando Tourinho, ressaltou a felicidade em participar do evento emocionante para o grande amigo da magistratura.


				
					Desembargador Orlando Rocha recebe título de cidadão honorário de AL
Autoridades, amigos e familiares prestigiaram a sessão solene.. Cortesia

“O Poder Judiciário está muito feliz com essas homenagens prestadas ao vice-presidente Orlando Rocha Filho, nosso estimado e querido amigo, bem como ao médico Renato Rezende. Na verdade é uma ratificação por toda a trajetória de vida dos dois, dedicada ao estado de Alagoas”, disse ele.

Presidindo a sessão solene, o deputado Marcelo Victor enalteceu a honra em reconhecer Orlando e Renato pelos os importantes serviços prestados a Alagoas. “Eles são homens que dedicaram a vida pra fazer o bem aos cidadãos alagoanos e agora concedemos sua certidão de nascimento para serem, de fato, alagoanos”.

A ex-deputada Ângela Garrote fez a propositura do título de cidadania ao desembargador Orlando Rocha através da lei n° 8.386, em 2021. Ela falou sobre a honra em homenagear o magistrado cuja trajetória inspira respeito e admiração.

“Dedicou-se ao serviço público e à justiça de forma exemplar. Seu trabalho foi reconhecido com inúmeros títulos honoríficos que mostram seu compromisso profissional. Hoje, ao concedermos o título de cidadão honorário, reconhecemos não só sua trajetória brilhante, mas também seu amor ao nosso estado”, falou a ex-deputada.

Por sua vez, a deputada Fátima Canuto contou sobre a emoção e honra em viver esse momento na Assembleia Legislativa. “Dois homens que chegaram aqui crianças e fizeram a sua formação toda aqui em Alagoas e hoje está sendo também reconhecido o trabalho que eles fazem tanto na área da justiça como na área da medicina. Então eu me sinto extremamente feliz, extremamente honrada em estar vivendo esse momento aqui na ALE”.

Estiveram presentes na solenidade os desembargadores Otávio Praxedes, Carlos Cavalcanti, Ivan Brito, Fábio Ferrario, Paulo Lima, Márcio Roberto Tenório, Paulo Zacarias e o desembargador aposentado, José Carlos Malta Marques. Juízes e servidores do TJAL também prestigiaram o evento. Autoridades públicas e políticas também compareceram à sessão solene, além de Douglas Apratto, vice-reitor do Cesmac, onde Orlando Rocha também é conselheiro.


				
					Desembargador Orlando Rocha recebe título de cidadão honorário de AL
Douglas Apratto, vice-reitor do Cesmac, onde Orlando Rocha também é conselheiro.. Cortesia

BIOGRAFIA E CARREIRA

O desembargador Orlando Rocha é natural do Rio de Janeiro e filho de Orlando Rocha e Maria do Valimento Rezende Rocha. Ele é bacharel em direito e ingressou ao cargo de juiz de Alagoas em 1986.

Como magistrado, o desembargador atuou nas comarcas de Flexeiras, Junqueiro, Rio Largo, Atalaia, Arapiraca e Maceió como titular. Também foi juiz substituto em diversas cidades, assim como auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça, membro do Conselho Estadual de Segurança Pública de Alagoas e juiz auxiliar da Presidência do TJAL.

Ele atuou ainda como desembargador eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas e, em dezembro de 2021, foi promovido a desembargador do TJAL.

Atualmente, Orlando Rocha é vice-presidente do Poder Judiciário alagoano e coordenador dos Juizados Especiais do Estado de Alagoas, além de coordenador do curso de Direito da Faculdade CESMAC do Agreste e Professor da Disciplina Direito Processual Civil II.

*com informações da assessoria.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X