Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > JUSTIÇA

Desembargador determina votação aberta de vetos na Assembleia Legislativa

Debate sobre a forma de votação de vetos no parlamento perdura desde o ano passado

O desembargador Fábio Bittencourt, do Tribunal de Justiça de Alagoas, determinou, na tarde desta quinta-feira (10), que a Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) realize a apreciação dos vetos governamentais por meio de votação aberta. O presidente da ALE, deputado Luiz Dantas (PMDB), já anunciou que vai recorrer da decisão que derrubou despacho do presidente do TJ-AL, desembargador Washington Luiz, que assegurava a legalidade da votação secreta.

Durante a sessão ordinária realizada na tarde desta quinta, o deputado Rodrigo Cunha (PSDB) - que apresentou o recurso ao Tribunal de Justiça para recorrer da decisão do desembargador Washington Luiz - foi chamado por um oficial de justiça, que o comunicou sobre a nova decisão. Na visão do tucano, a Casa de Tavares Bastos deve apreciar os vetos de forma aberta, "com total transparência".

Leia também

Diante das colocações de Cunha, o presidente da Casa revelou que a maioria dos parlamentares que integram a Assembleia deseja que a votação seja realizada secretamente, "como assegura a constituição do Estado de Alagoas". "Não vejo problema nisso. O senhor (Rodrigo Cunha) tem o direito de recorrer pelo voto aberto, como também tenho o direito de defender a legalidade da votação secreta. Este é o nosso entendimento aqui na Assembleia", explicou Dantas.

"(?.)Por todos os fundamentos expostos, RECONSIDERO a decisão monocrática de fls. 60/65, no sentido de INDEFERIR o pedido de efeito suspensivo, com a consequente revalidação dos efeitos da decisão agravada, a fim de que a Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas adote, de forma definitiva, o escrutínio aberto na apreciação de vetos governamentais, sob pena de nulidade das deliberações que descumpram a determinação judicial", diz trecho da decisão do desembargador Fábio Bittencourt.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas