Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Vídeo: Denúncia de abandono de animais mobiliza PM em União dos Palmares

Depois de vídeo publicado em rede social, dois cães foram encontrados em estado de abandono e maus-tratos

Dois cães com sérios sinais de maus-tratos e abandono foram resgatados em uma residência no município de União dos Palmares, nessa segunda-feira (25).

Graças a um vídeo publicado em uma rede social, o caso chegou ao conhecimento da PM, que enviou uma equipe ao local e confirmou a deplorável e flagrante situação.

Leia também

Os animais estavam sujos e esfomeados, em um local absolutamente insalubre, e foram resgatados e levados a uma clínica especializada para receber atendimento médico-veterinário. Os animais precisarão de tratamento durante alguns dias para se recuperar, e somente depois, é que vai se decidir para onde os eles serão levados, e se verificar a possibilidade deles serem adotados.

A polícia já sabe quem são os responsáveis pelos cachorros, eles já foram apontados pelos denunciantes, que fizeram um boletim de ocorrência, e o caso será alvo de um processo que será encaminhado à Justiça, que deverá apontar as devidas responsabilidades.

Toda ação ou omissão, voluntária ou não, ou seja, culposa ou dolosa, que envolva animais, se caracteriza como situação de maus-tratos.

Maltratar animais, sejam eles domésticos, domesticados ou silvestres, é crime desde 1998, com detenção de 3 meses a 1 ano. Recentemente a Lei 14.064/2020 que determina a pena de quem comete maus-tratos a animais, aumentou; agora prevê até 5 anos de prisão, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal ou para casos de zoofilia, a pena pode ser aumentada em até 1/3.

Segundo a advogada da causa animal Rosana Jambo, isso possibilita a prisão em flagrante e até a conversão do flagrante para prisão preventiva, dada a periculosidade da pessoa em sociedade. Ela afirma que a lei ainda é branda, pois em muitos casos, o autor do crime é liberado numa audiência de custódia e quase sempre responde em liberdade. “Isso dá uma sensação absurda de impunidade”, disse.

“Não é mais um crime de menor potencial ofensivo, e, dificilmente, teremos uma sentença que possibilitará que o réu fique preso o tempo máximo estabelecido, que é o de cinco anos. Porém, vejo algumas decisões com esperança. O Judiciário começa a despertar e decidir de modo mais humano, com maior compaixão e respeito pela vida dos animais”, completou a advogada.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas