Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Vazão do São Francisco será elevada para festa de Bom Jesus dos Navegantes

Elevação começa a partir de sexta-feira, 11, após pedido da Prefeitura de Penedo para garantir navegabilidade na festa de Bom Jesus dos navegantes

A vazão de água no Baixo São Francisco será elevada a partir de quinta-feira, 11. Após pedido feito pela Prefeitura de Penedo, em razão da festa de Bom Jesus dos Navegantes, para garantir a navegabilidade durante o evento centenário, a Agência Nacional de Águas (ANA) autorizou que a vazão passe do patamar atual de 700 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 800 m³/s. O aumento da vazão estava previsto entrar em vigor no dia 22, mas foi antecipado.

O superintendente de Operações e Eventos Críticos da ANA, Joaquim Gondim, explicou que a medida se tornou possível em virtude do cenário de conforto do rio, mas alertou que a situação não está totalmente normalizada. O vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Maciel Oliveira, ressaltou que o aumento da vazão, neste momento, tem uma importância significativa pelo fato de ser este o período de reprodução das espécies lacustres.

Leia também

O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, apresentou informações importantes durante a reunião. Miranda lembrou que os impactos na região do Baixo São Francisco foram muito severos no período da forte crise hídrica que atingiu a bacia do Velho Chico nos últimos seis anos. "E o aumento da vazão é o mínimo que pode ser feito para a recomposição da biodiversidade", ressaltou. "Além disso, o Baixo sofre fortemente com a intrusão salina".

Miranda defendeu o aprofundamento dos estudos com vistas a entender os impactos provocados pela intrusão salina. "E o CBHSF fez uma grande reunião com vistas a criar uma rede de monitoramento da qualidade da água. Existe um acordo com a ANA para dar início a esse processo de forma efetiva. O CBHSF já iniciou esse processo, através das tratativas, e agora é o momento de efetivar esses entendimentos. Iremos visitar a presidente da ANA para viabilizarmos a questão", disse ele.

Ainda durante a reunião, a equipe técnica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apresentou a projeção quanto ao registro de chuvas na bacia do São Francisco para os próximos dias. A perspectiva é que a precipitação seja praticamente nula durante este mês.

O acompanhamento dos reservatórios aponta para o acúmulo de 55% de volume útil no reservatório de Três Marias, em Minas Gerais; de 35% em Sobradinho, na Bahia e de 30% em Itaparica, em Pernambuco. A próxima reunião da ANA com o mesmo objetivo acontecerá no dia 21, a partir das 10h, horário de Brasília.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas