A Prefeitura de União dos Palmares, por meio do vice-prefeito Junior Menezes, reuniu-se nessa quarta-feira (27), com a Fundação Cultural Palmares, para alinhar as estratégias referente ao mês da Consciência Negra.
A Palmares afirmou ao vice-prefeito que, neste ano, o Governo Federal dará apoio ao município nos recursos para as celebrações na cidade da Zona da Mata alagoana, onde se concentra a maior parte dos eventos alusivos à data.
Leia também
Junior Menezes colocou o município à disposição para agir de forma integrada com a Palmares e todos os órgãos e movimentos.
Ele salientou da importância de manter diálogo com a Fundação. “Hoje temos um patrimônio histórico em nosso município, de importância mundial. Precisamos aperfeiçoar cada vez mais nossas ações e unir forças com todos os governos em prol dessa causa, para impulsionar nosso turismo”, afirmou o representante.

Estimativa
Presentes na reunião, as secretárias de cultura e turismo Elizabete Oliveira e Izabel Maia, respectivamente, apresentaram pontos importantes, que, segundo elas, precisam ser debatidos e aprimorados.
Outras reuniões serão realizadas nos próximos dias para ouvir, também, os movimentos negros e representações culturais do Estado, com a finalidade de chegar a uma programação final.
A programação tem previsão de ser apresentada ao público em outubro, em conjunto com os governos municipal e estadual. Espera-se receber milhares de pessoas em União dos Palmares no mês de novembro.
20 de Novembro
O mês de novembro celebra a Consciência Negra, sendo o dia 20 uma data para relembrar as lutas dos movimentos negros pelo fim da opressão provocada pela escravidão.
Essa data refere-se à morte de Zumbi, importante líder do Quilombo dos Palmares, situado em União dos Palmares, em Alagoas.
O Dia da Consciência Negra relembra ainda os 350 anos da escravidão e do tráfico das populações negras da África para o Brasil.
*Com assessoria