
A Catedral Diocesana de Penedo passou por uma operação de remoção dos sinos da torre principal devido ao risco de queda identificado por estudos técnicos. A medida foi tomada pela Defesa Civil do município, em conjunto com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), e incluiu a interdição temporária da área ao redor da igreja.
A decisão ocorreu após uma análise estrutural que apontou fragilidades na sustentação dos três sinos de aço, especialmente no principal, que tem peso estimado em mais de uma tonelada.
Leia também
A remoção foi iniciada com o trabalho de um apicultor para retirar um enxame de abelhas que estava na torre. Em seguida, os equipamentos foram desmontados e transferidos para a casa paroquial, onde passarão por restauração.
Com a finalização da operação, a Catedral Diocesana de Penedo retomou suas celebrações na noite desta quinta-feira (7), após uma semana de interdição parcial.
Os sinos retirados serão restaurados e poderão retornar à estrutura após a realização dos devidos reparos e reforço na sustentação da torre.