Com a proximidade do verão e das festas de réveillon, cresce a preocupação com a segurança nos principais balneários de Alagoas. E para debater soluções à escalada da violência na região Norte do estado, representantes de prefeituras e da Polícia Militar estiveram reunidos com trade turístico na manhã desta terça-feira (28), quando os empresários se queixaram principalmente do grande número de assaltos a turistas, inclusive na areia da praia de Maragogi, palco da reunião.
De acordo com o comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, coronel Henrique, o policiamento na região Norte receberá o reforço de outros batalhões especializados para a denominada "Operação Verão". "Ouvimos as demandas do trade e também apresentamos quais ações iremos executar durante o período. Já iniciamos a operação e ações de saturação em áreas críticas. Tudo isso para garantir a segurança de todos", disse o comandante, acrescentando que seu batalhão também vai receber homens do Grupamento Aéreo, do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv).
Leia também
No caso do BPA, o comandante do 6º BPM informou que os militares farão o combate aos crimes ambientais, que é função desta unidade da PM. O grupamento aéreo, por sua vez, vai reforçar o patrulhamento na área de Maragogi e dos demais municípios da chamada Rota Ecológica.

"O efetivo da Polícia Militar não é considerado o ideal para a região Norte, mas é o que dispomos no momento. Não é de uma hora para outra que se forma um policial. Temos uma turma de mil homens que passou na primeira etapa do concurso da corporação. Porém, a formação só deve acontecer a partir do meio do ano que vem. No entanto, vamos trabalhar para que a população tenha a certeza de que a Polícia Militar está atuando na região", emendou.
Luiz Cláudio Gonçalves de Melo, proprietário de uma pousada e conselheiro do Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau, afirmou que o pleito inicial é garantir mais policiamento em pontos considerados estratégicos, solicitação que, segundo o empresário, foi considerada pelo comando da PM.
Segundo ele, após a reunião, as autoridades garantiram a tranquilidade dos visitantes e moradores da região durante a alta temporada.
"Eles demonstraram pró-atividade em pelo menos dois aspectos que considero fundamentais para esta época, quando o litoral Norte acaba sendo o principal destino turístico de Alagoas. A primeira delas é a adoção de medidas emergenciais, e a segunda diz respeito à necessidade de se ter um planejamento para a região, suprindo a carência de segurança", afirmou.