Primeiro município alagoano a terminar a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 no público adulto, Santa Luzia do Norte busca agora imunizar os habitantes que se recusaram a receber o imunizante. Com doses em estoque, os profissionais da Saúde tentam convencer os cidadãos da importância da imunização coletiva.
Dados do LocalizaSUS, sistema do Ministério da Saúde, mostram que a cidade tem uma população vacinável estimada em 5.208 pessoas e aplicou a primeira dose em 4.347, o que dá uma diferença de 861 pessoas.
Leia também
A secretária de saúde de Santa Luzia do Norte, Cláudia Gomes, esclarece que parte deste grupo se vacinou em outras cidades, mas reconhece que houve quem não quis se vacinar e assinou o termo de recusa, como também teve quem se negou a assinar o termo. Ela conta que a busca ativa por essas pessoas começou na última quinta-feira (12).
Gomes relata que algumas pessoas estão mudando de ideia e indo se vacinar. Ela conta que a cidade ainda possui doses disponíveis para serem usadas como primeira dose, mas não devem receber novos imunizantes com esta finalidade. Para esta segunda-feira (16) é esperado um grupo de dez pessoas.
A aplicação entre este grupo é feita por meio de agendamento, já que após aberto o frasco precisa ser utilizado todo no mesmo dia, senão o que sobra será perdido. Para não perder nenhuma dose, os profissionais fazem quase de tudo. “Teve um dia que a equipe ficou esperando com uma dose na caixa um idoso acordar pra não perder a dose”, relata.
Primeiro a terminar
Santa Luzia do Norte se tornou, na quarta-feira (11), o primeiro município alagoano a atingir todas as faixas etárias da população a partir dos 18 anos, ou seja, todos os adultos puderam se vacinar com a primeira dose do imunizante. Apesar desse quadro, a população deve continuar respeitando as restrições sanitárias e ficar atenta ao chamado para a segunda dose da vacina, porque somente com o esquema vacinal completo, o sistema imunológico responde com a eficácia esperada.
Santa Luzia do Norte já tem 34% da população com o esquema vacinal completo. Vale ressaltar que 30% da população com esquema vacinal completo significa que uma a cada três pessoas tomou as duas doses da vacina ou a vacina de dose única (Janssen). Esse número está acima da média nacional, considerando toda a população brasileira, 23,43% das pessoas no Brasil estão com o esquema vacinal completo, segundo dados do consórcio de imprensa.