
Após denúncias sobre possíveis problemas estruturais na ponte que liga Barra Nova à Massagueira, em Marechal Deodoro, equipes da Defesa Civil de Alagoas e do Departamento de Estradas e Rodagens de Alagoas (DER-AL) realizaram uma inspeção no local, nesta quinta-feira (27), para avaliar as condições de segurança da estrutura, situada na rodovia AL-101 Sul.
De acordo com o DER, não há comprometimento estrutural na ponte, que segue em "perfeito estado de conservação". No entanto, durante a vistoria, foi identificada uma deformação em um gabião, estrutura utilizada para contenção e controle de erosão.
Leia também
"Inspecionamos a ponte e não há qualquer dano estrutural nela. Ela está em perfeito estado de conservação. Vamos precisar de uma obra de restauração na cabeceira da ponte porque um gabião apresentou deformação. Não há qualquer risco de desabamento, e a restauração será realizada na próxima semana." – garantiu o diretor-presidente do DER, Iran Menezes.
Medidas preventivas
A Defesa Civil de Alagoas informou que está finalizando o relatório de inspeção e solicitou ao DER mais detalhes sobre a ocorrência.
"O DER esteve no local e relatou que a estrutura não está comprometida e que irá responder por escrito a nossa solicitação com as informações sobre a ocorrência", pontuou o coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Moisés Melo.
Além disso, a Defesa Civil esclareceu que algumas medidas preventivas foram adotadas para garantir a segurança no local:
- A Secretaria de Infraestrutura de Marechal Deodoro ficará responsável pelo isolamento da área próxima à cabeceira da ponte.
- A Marinha do Brasil fará rondas na região, orientando os navegadores a manterem distância com suas embarcações.
Monitoramento contínuo
A ponte da Massagueira faz parte do programa permanente de manutenção de pontes do DER, que monitora 261 pontes nas rodovias estaduais de Alagoas.
"Fizemos muitas obras semelhantes a essas e vamos ter a alegria de resolver esse pequeno problema, que não é nada sério. O presidente do DER de Alagoas me apresentou uma planilha com 12 pontos para serem reinaugurados. Vamos ter a tranquilidade de rodar nossas estradas e pontes sem nenhum tipo de problema”, informou o governador Paulo Dantas.