Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Penedo determina criação de comissão para apurar mudanças de cargos de servidores

MPAL recomendou que as transferências fossem anuladas, no prazo de 30 dias, a partir de 17 de maio de 2022

A Prefeitura de Penedo informou, por meio de nota, nesta sexta-feira (20), que determinou a criação de uma comissão específica para apurar os indícios de irregularidades relacionados com a transferência e ascensão de funcionários. Nessa quinta (19), o Ministério Público de Alagoas (MPAL), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Penedo, recomendou ao prefeito Ronaldo Pereira Lopes que anule, no prazo de 30 dias, a partir de 17 de maio de 2022, todos os atos administrativos relacionados com a transferência.

"Além de atender recomendação do Ministério Público Estadual, a iniciativa do gestor penedense sobre o ato gerado em mandato anterior ao seu é mais um avanço em relação ao Processo Administrativo Municipal nº 0005486/2022, em trâmite na Procuradoria Geral do Município", diz a nota.

A prefeitura ainda informou que a comissão é composta Ricardo Barros Méro, Procurador Geral do Município; Gustavo Henrique de Barros Callado Macêdo, Controlador Geral do Município; Alfredo José Pereira, Chefe de Gabinete da Casa Civil; e Luciano Barros Lucena, Secretário Municipal de Planejamento e Gestão.

Artigos Relacionados

Ao todo, o Ministério Público detectou que existem ao menos 57 servidores públicos atuando indevidamente em cargos para os quais foram desviados, por meio de transferência ou ascensão, o que o promotor de Justiça enfatiza serem modalidades declaradas inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

“O Ministério Público investigou e descobriu que dezenas de servidores foram realocados em cargos outros que não guardam qualquer similaridade de atribuição e/ou requisitos legais exigidos, restando assim constatado que a municipalidade se valeu de formas de provimento derivado já declarados inconstitucionais. Alguns cargos realmente já foram extintos, outros não, e a administração municipal, por meio de ascensão ou transferência, garantiu novos cargos, ilegalmente, aos servidores públicos, ou seja, há pessoas assumindo funções sem competência, sem o grau de escolaridade devido e chegando a perceber até o dobro do salário”, detalhou o Promotor de Justiça Wesley Fernandes Oliveira.

Veja a nota na íntegra:

O Prefeito Ronaldo Lopes determinou a criação de comissão específica para apurar indícios de irregularidades relacionados com transferência e ascensão de cargos derivados da Lei Municipal nº 1.500/2014.

Além de atender recomendação do Ministério Público Estadual, a iniciativa do gestor penedense sobre o ato gerado em mandato anterior ao seu é mais um avanço em relação ao Processo Administrativo Municipal nº 0005486/2022, em trâmite na Procuradoria Geral do Município.

A comissão criada nesta sexta-feira, 20, é composta Ricardo Barros Méro, Procurador Geral do Município; Gustavo Henrique de Barros Callado Macêdo, Controlador Geral do Município; Alfredo José Pereira, Chefe de Gabinete da Casa Civil; e Luciano Barros Lucena, Secretário Municipal de Planejamento e Gestão.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas