Cerca de 200 pessoas, entre pais, alunos e professores, realizam na manhã desta terça-feira (20), um protesto em frente a Escola Estadual Saturnino Souza, no município de Matriz de Camaragibe, para cobrar da Secretaria de Estado da Educação a abertura das vagas para matrículas que eles alegam estarem disponíveis na unidade. Cerca de 90 alunos estão em buscas de vagas.
De acordo com Sergivaldo Paixão, pai de um dos alunos presentes no protesto, a escola em questão possui vagas e professores em números suficiente para atender a nova demanda de alunos, mas a Secretaria de Educação não estaria disponibilizando essas vagas.
Leia também
Segundo ele, o motivo seria a abertura de uma nova escola de tempo integral, recém-inaugurada no município, que a secretaria estaria tentando preencher com esses alunos. Mas, conforme informação repassada para aGazetaweb, os pais se negam a matricular seus filhos devido a alguns problemas relatados por outros pais, cujo os filhos estudam na outra unidade.
"Nós ficamos sabendo por outros pais que existem diversos problemas na unidade. Os alunos estão pulando o muro da escola para almoçar em casa, porque não estariam fornecendo as refeições na escola. Além disso, os cursos técnicos não estão sendo ofertados, fazendo com que os alunos fiquem na escola sem fazer nada", denunciou Sergivaldo.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou, pela Assessoria de Comunicação, que a Escola Estadual Saturnino Souza não possui vagas para novos alunos. E que a nova unidade de ensino integral está apta a receber a nova demanda. Mas, segundo a assessoria, existe uma resistência dos pais com relação ao novo método de ensino da escola em tempo integral e os motivos são diversos.
Já sobre a denúncia de problemas na escola de ensino integral, a assessoria informou que a escola está sendo reformada para melhor receber os alunos e que desconhece as denúncias feitas pelos pais dos alunos com relação ao curso técnino e as refeições.
