Imagem
Menu lateral
Imagem
Gazeta >
Imagem
GZT 94.1 | Maceió
Assistir
Ouvir
GZT 101.1 | Arapiraca
Ouvir
GZT 101.3 | Pão de Açúcar
Ouvir
MIX 98.3 | Maceió
Ouvir
Imagem
Menu lateral Busca interna do GazetaWeb
Imagem
GZT 94.1
Assistir
Ouvir
GZT 101.1
Ouvir
GZT 101.3
Ouvir
MIX 98.3
Ouvir
X
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

Operação identifica furto de energia em Coruripe, Porto Calvo e Girau do Ponciano

Durante as ações, foram constatadas irregularidades em uma unidade de irrigação, uma casa de farinha e um estádio de futebol municipal


			
				Operação identifica furto de energia em Coruripe, Porto Calvo e Girau do Ponciano
Operação constata furto de energia em Coruripe, Porto Calvo e Girau do Ponciano. Foto: Assessoria

Uma operação realizada pela Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), em parceria com a Equatorial Alagoas resultou na constatação de furto de energia em uma unidade de irrigação localizada na cidade de Coruripe, uma Casa de Farinha no município de Girau do Ponciano e em um estádio de futebol situado nas margens da AL-460, em Porto Calvo. Uma pessoa foi presa e conduzida ao Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Penedo.

Na cidade de Coruripe, as equipes de inspeção da Distribuidora identificaram um desvio de energia no transformador de uma unidade que atua no ramo de irrigação e que estava com o fornecimento de energia suspenso desde o mês de junho de 2021.

Leia também

No local, foi verificado que os condutores do ramal de entrada do padrão de medição estavam desconectados e um desvio foi realizado entre o transformador e o ramal de saída da unidade, que estava atendendo duas bombas de irrigação de 15 KV (cada) utilizadas para irrigação de diversos plantios.

O responsável pela unidade, que é reincidente, foi preso e conduzido ao Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Penedo, onde foi realizado Boletim de Ocorrência (B.O) e encontra-se à disposição da justiça.

De acordo com levantamentos da Distribuidora, a perda estimada é de 252.000 kWh, o suficiente para atender mais de 1.500 residência durante um mês inteiro.

Outras duas operações foram realizadas, de forma simultânea. Em Girau do Ponciano, uma Casa de Farinha foi atuada por diversas irregularidades entre elas desvio de energia e adulteração de medidor, mais conhecido como “relógio”. A perda estimada é de 45.000 kWh, que daria para abastecer 280 casas durante um mês inteiro. Um boletim de ocorrência também foi registrado sobre o caso.

Já no município de Porto Calvo, o furto de energia foi identificado em um estádio de futebol por meio da conexão de uma subestação de 112,5kVA que estava ligada à revelia na rede de média tensão da Distribuidora, sem a medição, fazendo com o que consumo não fosse registrado.

Além disso a intervenção oferecia diversos outros riscos por não seguir os procedimentos operacionais e administrativos corretos, que devem ser levados em consideração ao realizar o processo de solicitação para a Equatorial.

Além do crime de furto de energia elétrica, previsto no art. 165 do Código Penal a administração pública, também foi violado o artigo 265 do Código Penal, que proíbe a operação da rede de distribuição por pessoas sem a devida capacitação e habilitação para isso. Ou seja, além de furtar energia, os responsáveis pela unidade consumidora também agiram ilegalmente ao manipular a rede de distribuição sem autorização técnica. O caso também foi registrado por meio de boletim de ocorrência.

Penalidades e onde denunciar

A Equatorial Alagoas ressalta que o furto de energia elétrica, conhecido também como “gato” e o ato de fraudar medidores, classificado como estelionato, são crimes previstos nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro. Por isso, a importância do combate e inibição dessas práticas para manter a qualidade da energia elétrica distribuída aos alagoanos, sem que haja prejuízo, como oscilações e possíveis interrupções aos clientes em situação regular.

Para colaborar com a inibição do furto de energia, a Equatorial orienta como os alagoanos podem registrar a sua denúncia, a qual pode ser realizada sem identificação do denunciante, garantindo o anonimato.

Ao acessar o site oficial www.equatorialenergia.com.br, o consumidor terá acesso a uma área para fornecer dados sobre a situação, como por exemplo: endereço, município, código único a ser denunciado, número do medidor de energia, pontos de referência e também o espaço conta com a opção para anexar imagens e vídeos que possam auxiliar na análise do caso. As denúncias de suspeitas de irregularidades.

*Com assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na Google Play Aplicativo na App Store
Aplicativo na App Store

Relacionadas

X