Operação do BPA e do IMA apreende 30 quadriciclos e 70 bugres na Praia do Gunga

Veículos circulavam em área de desova de tartaruga

Uma operação conjunta do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e do Instituto do Meio Ambiente (IMA) apreendeu 30 quadriciclos, duas caminhonetes tipo pau de arara e 70 bugres que circulavam irregularmente pela Praia do Gunga, no município de Roteiro, neste sábado (13). Cinco grupos se apresentaram como responsáveis pelos passeios e foram autuados com multa para cada um de R$ 28.108. 
Os veículos pertencem a associações de bugueiros que atuam em uma faixa litorânea que serve para desova de ovos de tartarugas. Os representantes da associação foram autuados e vão responder por crime ambiental. Segundo o IMA, as associações atuam ilegalmente na região, já que não têm licença para explorar o espaço.
De acordo com o tenente-coronel Ascânio Casado, comandante do BPA, a operação é fruto de um trabalho de repressão da polícia após a veiculação de um vídeo no qual condutores circulam por uma área de desova de tartarugas.
"Os veículos serão conduzidos ao pátio do Detran [Departamento Estadual de Trânsito] e só poderão ser retirados de lá após os proprietários receberem o auto de infração em decorrência do ato que praticaram", explicou o militar.
Além destes cerca de 100 veículos apreendidos, outros quadriciclos foram encontrados no local. No entanto, como eles não estavam em uso, não foram recolhidos. Os proprietários foram advertidos sobre a prática ilegal.

Veículos apreendidos durante operação realizada na Praia do Gunga - Foto: FOTO: Ascom/PM