
A Educação Especial na rede municipal de ensino de Penedo ultrapassou a marca de 500 matrículas para o ano letivo de 2025 , consolidando o avanço da inclusão escolar no município. A assistência a crianças, adolescentes e jovens neurodivergentes e/ou pessoas com deficiência (PcD) é realizada por uma equipe especializada, dentro de um modelo inclusivo promovido pela Prefeitura de Penedo , por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) .
Os estudantes da Educação Especial reúnem as mesmas vagas dos demais alunos e, para os matriculados no ensino integral , a rede conta com oito unidades que oferecem a modalidade.
Leia também
Equipe especializada e estrutura inclusiva
A rede municipal dispõe de uma equipe habilitada para o atendimento especializado:
- 17 profissionais atuam na Sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) , responsáveis pelo suporte no contraturno escolar.
- 239 profissionais , entre professores mediadores e profissionais de apoio.
- 7 intérpretes de Libras , 1 leitor profissional e transcritor de Braille e 2 técnicos de enfermagem.
A Diretora de Educação Inclusiva da Semed, Rayane Vilela , destaca a importância do trabalho conjunto da equipe para garantir a inclusão efetiva dos estudantes.
Além disso, a rede conta com o Programa Cognvox , tecnologia inovadora que auxilia o desenvolvimento de estudantes com dificuldades de aprendizagem relacionadas a condições neurológicas.
Expansão da Educação Especial em Penedo
Até 2022 , a média anual de matrículas na Educação Especial era de 350 estudantes , número que vem crescendo e se mantém acima de 500 desde 2023 . As matrículas para 2025 ainda estão abertas .
O secretário municipal de Educação, Luciano Lucena , ressalta que o sucesso da Educação Especial em Penedo está diretamente ligado à qualificação dos profissionais .
"Os professores mediadores devem ter pós-graduação na área específica e cursos voltados ao atendimento do público neurodivergente e PcD. Já os profissionais de apoio precisam estar cursando ou ter concluído Pedagogia, além de formação complementar em inclusão escolar."