Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

MPAL ajuíza ação para que Major Izidoro convoque aprovados em concurso de 2018

Segundo promotoria, ninguém foi convocado e cargos estavam ocupados por temporários e terceirizados

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) ajuizou uma ação cívil pública contra o município de Major Izidoro nessa quinta-feira (9) para que sejam admitidos na máquina pública os aprovados em um concurso realizado em 2018. Segundo a Promotoria, as vagas estavam sendo preenchidas por terceirizados e temporários.

Foram ofertadas 134 vagas para 40 cargos na administração municipal, e o resultado foi divulgado no dia 25 de julho de 2018, sendo prorrogado para a mesma data em 2020. Ou seja, o concurso estava com o prazo expirado e nenhum servidor havia sido contratado efetivamente.

Leia também

O promotor do caso, Guilherme Diamantares, conta que o MPAL recebeu representação de vários candidatos aprovados relatando o ocorrido e a acusação de que a prefeitura estava, na verdade, ocupando os assentos do concurso com terceirizados e temporários, o que o promotor descreveu como uma "forma precária" de contratação.

Foi requerido, então, que a prefeitura enviasse uma relação com todos os funcionários. Lá, constatou-se mais de 500 funcionários ocupando funções similares às do concurso. Tendo isso em vista, o promotor também afirmou que há, "inequivocamente, a necessidade de nomeação dos aprovados que se encontram fora do número de vagas ofertadas".

O argumento da promotoria é que as contratações da prefeitura violam o direito constitucional de acesso ao serviço público pelos cidadãos. "Sem isso, favorece-se o favor político, a manutenção de apaniguados no serviço público, o desequilíbrio eleitoral ou 'moeda eleitoral', desprestigiando o acesso no funcionalismo pelo merecimento, pela meritocracia", argumentou.

Procurada, a Prefeitura de Major Izodoro não atendeu aos contatos daGazetaweb.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas