Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Moradores do Litoral Norte fazem novo ato contra instalação da Braskem

Mineradora tem interesse em possíveis bolsos de sal-gema na região, o que levanta temores nos moradores

Moradores do Litoral Norte realizaram neste domingo (1º) um protesto contra a instalação da mineradora Braskem no município de Paripueira, no Litoral Norte de Alagoas. A mobilização foi organizada pelo S.O.S. Litoral Norte, e se concentrou na AL-101 Norte, que dá acesso á cidade.

Segundo o grupo, assinaturas foram recolhidas para serem apresentadas durante uma audiência pública que será realizada no Ministério Público Estadual (MPE). A audiência ainda não teria data definida.

Leia também

A coordenadora do movimento, Tânia Santiago, falou da mobilização ao longo dos meses. "Temos ganho o apoio dos moradores do Pinheiro, Bebedouro, Bom Parto e Mutange nesta luta pela não exploração da sal-gema da Braskem na região. Ninguém melhor do que eles sabem muito bem a dor que estão sentindo com a perda das moradias nestes bairros", lamentou.

Na ocasião, ainda houve a distribuição de panfletos e adesivos às pessoas que passavam pelo local da concentração.

Entenda o caso

As manifestações da população local começaram após a mineradora pedir à Agência Nacional de Mineração (ANM) a realização de estudos para o mapeamento de locais onde haja sal gema em Ipioca, Paripueira e Barra de Santo Antônio, no Litoral Norte.

É a terceira ação promovida pelo grupo desde que o interesse da Braskem na região se tornou público.

Confira nota da Braskem:

"A Braskem solicitou à Agência Nacional de Mineração (ANM) autorização de pesquisa para identificação de potenciais áreas de reservas de sal em Ipioca (região norte de Maceió), Paripueira e Barra de Santo Antônio. Essas áreas foram definidas a partir de informações geológicas já existentes. Após autorização da ANM, iniciou-se o levantamento de dados a partir de trabalhos anteriormente realizados na região aos quais a Braskem teve acesso. Após a avaliação destas informações, será realizado o planejamento dos próximos passos. A Braskem respeita o direito de manifestação pacífica dos moradores e reforça o compromisso de não extrair sal-gema em áreas urbanas de Alagoas."

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas