Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Marechal Deodoro inicia implantação de DIU após parto

Através do Programa "Planeja Mulher", Município irá realizar a ação de forma gratuita para as mulheres deodorenses

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Marechal Deodoro iniciou, nessa quinta-feira (23), a colocação do dispositivo intrauterino (DIU) em mulheres atendidas pela rede municipal de saúde. O programa tem o objetivo de oferecer mais uma alternativa de contracepção de longa duração.

O lançamento do Programa Planeja Mulher aconteceu no auditório do Instituto Federal de Alagoas (IFAL – Marechal) e reuniu os profissionais da saúde para iniciar - de forma inédita e gratuita no município - essa ação. Médicos, enfermeiros e agentes de saúde participaram de uma tarde de treinamento, para que, nos próximos dias, as unidades recebam as mulheres deodorenses.

Leia também

A cidade é pioneira e referência na inserção do DIU pós-parto, inserido por enfermeiro obstétrico. A mulher poderá optar pela colocação do dispositivo logo após a criança nascer. Ontem, foi colocado o primeiro dispositivo intrauterino em uma mãe na casa de parto normal Imaculada Conceição, no município.

O DIU é considerado um método contraceptivo de alta eficácia e de longa duração, e, quando inserido dentro do útero, exerce ações locais que evitam a gestação e se apresenta como um método seguro. Ele pode ser usado em qualquer idade do período reprodutivo, sem a necessidade da intervenção diária da mulher e sem prejudicar a fertilidade futura.

Para realizar a colocação do DIU, a paciente necessita informar seu desejo e se consultar com um ginecologista em uma das Unidades Básicas de Saúde do município, onde é avaliado se a paciente está apta a receber o dispositivo, além de realizar o teste de gravidez. Estando apta, será encaminhada para o Centro de Especialidades Estácio de Lima, onde será acompanhada pela ginecologista.

Caso a mulher esteja gestante, ela será atendida pela enfermeira especializada e habilitada, para que seja marcado o agendamento com a enfermeira da Maternidade Imaculada Conceição. Após o nascimento do bebê, a mãe passará por uma reavaliação para que seja colocado o DIU.

Alguns pré-requisitos serão avaliados pela equipe médica da unidade de saúde, pois o uso do dispositivo é contraindicado para mulheres com Doença Inflamatória Pélvica, Infecções sexualmente transmissíveis, miomas que distorcem a cavidade uterina, sangramento vaginal sem diagnóstico, malformações uterinas e estreitamento do canal do colo uterino, câncer do colo de útero e do endométrio.

*Com assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas