Uma semana após o trágico acidente que matou 20 pessoas e deixou outras feridas em União dos Palmares, grupos de capoeiristas de várias regiões do Brasil e de 22 países subiram a Serra da Barriga, neste sábado (30), para prestar homenagens às vítimas. Eles vieram ao estado participar do 25º Zumbimba, um evento da Escola Abadá-Capoeira. Cerca de 270 integrantes estavam presentes.
Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra os capoeiristas usando o uniforme de capoeira, conhecido como abadá, com diversos instrumentos e bandeiras representando os estados brasileiros. Além disso, o grupo entoava cânticos de capoeira durante todo o percurso.
Leia também
“Para mim é muito importante prestar essa homenagem, conhecer mais sobre nossa ancestralidade e fazer parte do Zumbimba 25 anos, é resistência, simplicidade e homenagem, nosso luto e respeito a todas as vítimas e familiares”, afirmou à TV Gazeta, o carioca Alex.
A Serra da Barriga foi escolhida para sediar o evento, que é um encontro para treinamentos, estudos, reflexões, entendimento e abadátualização.
“Infelizmente, nós soubemos dessa notícia, ficamos bastante comovidos, sabemos que não só a Serra da Barriga, mas a comunidade de União dos Palmares está de luto por causa dessa tragédia, mas que Deus dê forças a todos, e a capoeira nos ajuda a superar e nos fortalece a vencer todos os dias", disse.
O acidente ocorreu no domingo (24), quando um ônibus escolar com cerca de 40 passageiros caiu em uma ribanceira. Ao longo da semana, o número de mortos chegou a 20. Outras vítimas foram internadas no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, e no Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares.
Neste sábado, além da homenagem dos capoeiristas, uma missa campal será realizada em memória das vítimas, no 7º dia após o acidente. A celebração está programada para começar às 17h, na Praça Basiliano Sarmento, no centro do município. A prefeitura também organizou um momento de oração na Praça Padre Cícero, para refletir sobre o Dia do Evangélico, celebrado hoje no Brasil.