Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Loteamento de luxo é interditado por falta de licença em Santana do Ipanema

Embargo foi feito pela FPI do São Francisco em ação nesta segunda-feira

Os trabalhos da FPI do São Francisco continuaram na tarde desta segunda-feira  (09). Em Santana do Ipanema, um loteamento de luxo sofreu embargo e dois autos de infração foram lavrados por causa de extração ilegal de areia às margens do Rio Ipanema. Em Pão de Acúcar e Belo Monte, embarcações foram fiscalizadas e notificadas. Uma delas foi proibida de trafegar. 

No Loteamento Monte Verde, onde estão à venda terrenos para a construção de um condomínio de alto padrão, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) fez a interdição de toda a obra. "Ela foi embargada por falta de licença de implantação. A construção até possui uma licença prévia, porém, esse documento não lhe dá o direito de realizar as intervenções que estão sendo feitas. Para isso, era necessária, de fato, a licença de implantação. Inclusive, já existe uma multa aplicada pelo próprio IMA em função disso", explicou Genival Pulcino, fiscal do Instituto.

Leia também

Já o Conselho Regional de Engenharia e Agrononia (CREA) constatou mais três irregularidades: "Pedimos e não nos foram apresentados os projetos de terraplanagem, de drenagem de águas pluviais e de rede elétrica. Fizemos  uma autuação e a multa pode chegar a R$ 5 mil", informou André Batalhini, assistente técnico do CREA.

Imagem ilustrativa da imagem Loteamento de luxo é interditado por falta de licença em Santana do Ipanema
| Foto: FOTO: Assessoria MPE-AL

Retirada de areia 

Já a equipe de extração mineral e resíduos sólidos lavrou dois autos de infração em função de retiradas ilegais de areia nas proximidades do Rio Ipanema, o principal manancial da cidade. As penalidades foram aplicadas pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

A extração era realizada manualmente com transporte de carroças. Mesmo sendo tal processo considerado uma forma artesanal, o volume retirado foi muito grande, haja vista que os próprios extratores confirmaram que eles somam mais de 100. "Esse tipo de atividade provoca o assoreamento do rio e, consequentemente, faz o manancial ter menos vazão e perder profundidade. Além do que, para promover essa retirada, eles acabam também destruindo a mata ciliar", explicou o tenente-coronel Ascânio Casado, comandante do Batalhão de Polícia Ambiental.

"A mata ciliar funciona como proteção do corpo hídrico e desempenha várias  funções na natureza, a exemplo de fixação do solo, evitando a erosão e o assoreamento; da diminuição  do volume de agrotóxicos lançado diretamente no rio; permite a recarga das águas subterrâneas e, ainda, propicia a criação de corredores ecológicos, favorecendo a perpetuação das espécies", acrescentou a promotora de Justiça Lavínia Fragoso, coordenadora da FPI.

Fiscalização no Velho Chico 

A equipe aquática fiscalizou nove embarcações que realizavam tráfego aquaviário no Rio São Francisco, entre os municípios de Pão de Açúcar e Belo Monte.

Duas delas foram notificadas e uma foi retirada de circulação. "O seu material de salvatagem, que são coletes salva-vidas e boias salva-vidas, estava em péssimas condições de uso, o que colocava em risco a segurança dos passageiros", detalhou o capitão de Marinha Rafael Velasques, comandante da Agência Fluvial de Penedo.

Também no "Velho Chico", o BPA e o Ibama apreenderam 2.180m de rede de pesca, uma tarrafa com dimensões fora dos padrões permitidos e dois arpões. Esses últimos tem sua utilização proibida por legislação própria.

E terminando as tarefas da equipe aquática, duas residências foram notificadas por técnicos da Superintendência de Patrimonio e União  (SPU), que, junto com a Marinha, promoveu um busca por ocupações irregulares às margens do São Francisco.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas