Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Justiça retira 70 famílias acampadas em fazenda de União dos Palmares

Trabalhadores estão no local desde 16 de novembro de 2017; movimentos sociais prometem ficar em praça

Após determinação da Justiça, ocupantes que haviam invadido um terreno em União dos Palmares começaram a deixar o local nesta segunda-feira (5). A reintegração de posse da fazenda Serra da Laje foi determinada pelo juiz José Afrânio dos Santos Oliveira, da 20ª Vara Agrária.

De acordo com o oficial de Justiça Robert Manso, a propriedade estava sendo ocupada pelos Movimentos Via do Trabalho (MVT); Terra, Trabalho e Liberdade (MTL); de Libertação dos Sem Terra (MLST); e de Luta pela Terra (MLT). Eles estavam acampados desde o último dia 16 de novembro.

Leia também

Na ocasião, o juiz já havia determinação a desocupação de forma voluntária dentro do prazo de 15 dias. Como os manifestantes se recusaram a sair do local, foi determinada a reintegração de posse em favor da dona da fazenda Serra da Laje, Clarissa Uchôa Ricardo.

Ao todo, 130 barracas foram montadas na propriedade, mas, segundo o oficial de Justiça, apenas cerca de 70 famílias estavam no local. Elas prometem ir para uma praça desocupada localizada em União dos Palmares para reivindicar a entrega de moradias por parte da prefeitura.

"O clima está tranquilo. O Centro de Gerenciamento de Crises está conversando com os invasores e eles aceitaram sair. Eles têm casa em União, mas a maioria vai ficar na praça", afirma Robert Manso. "Segundo informações do conselho tutelar e da secretaria de assistência social de união, a maioria do pessoal, 95%, tem casa na cidade".

Para auxiliar na retirada dos pertences, dez caminhões e 50 homens foram disponibilizados pela dona da fazenda. A expectativa é que a desocupação acabe ainda nesta segunda-feira. Além do Gerenciamento de Crises, a tropa da Polícia Militar de União, o Conselho Tutelar e equipes das Secretarias de Saúde e Assistência Social.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas