Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Juiz eleitoral cassa registros e deixa coligação inapta em São José da Laje

Grupo é acusado de falsificar a ata de convenção eleitoral do Democratas

O juiz José Alberto Ramos, titular da 16ª Zona Eleitoral, cassou o registro da candidatura de Carlos Henrique de Azevedo Valença, que disputava o cargo de vice-prefeito pelo Democratas em São José da Laje. O mesmo aconteceu com o candidato a vereador Antônio Tarcísio da Silva Neto, também do DEM. Eles são acusados de falsificar ata da convenção do partido.

O magistrado ainda julgou como inapta a coligação majoritária 'Unidos pelo Bem da Laje', formada pelo DEM, PDT, PMN, PP, PRP, PRTB, PTB e PV. Portanto, este grupo não poderá participar das eleições municipais deste ano com esta composição.

Leia também

A decisão do Juízo Eleitoral foi expedida nessa quarta-feira (21) e já comunicada aos representantes legais dos envolvidos neste processo. A coligação proporcional deste mesmo grupo, por outro lado, foi considerada apta. O juiz ainda determinou que os autos fossem remetidos à Polícia Federal para que fosse instaurado inquérito policial e apurada a possível ocorrência de crime de falsidade documental.

Apesar do indeferimento dos registros destas candidaturas e a inaptidão da coligação majoritária, os candidatos e referidos partidos ainda podem recorrer da decisão e manter a campanha, com isso, até que haja uma determinação em instância superior.

A coligação proporcional "Para o Progresso Continuar l" interpôs ação de impugnação ao Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) das coligações majoritária e proporcional formadas pelos partidos DEM, PDT, PMN, PP, PRP, PRTB, PTB e PV para concorrer às eleições municipais de 2016, no município de São José da Laje.

A coligação adversária acusa a convenção partidária do Partido Democratas (DEM) de cometer inúmeras irregularidades. Segundo o grupo, a "ata não foi publicada em qualquer meio de comunicação, limitando-se a protocolar a cópia digitada no cartório eleitoral, bem como porque consta como ato inexistente, argumentando que a convenção em si não aconteceu de fato, gerando a nulidade da deliberação trazida ao pedido de registro diante da ocorrência de fraude".

Na defesa inicial, a coligação 'Unidos pelo Bem da Laje' alegou que o grupo adversário "não possui legitimidade ativa para questionar atos ocorridos durante a convenção e, quanto ao mérito, sustentou que a ata da convenção foi entregue no cartório eleitoral no prazo legal, realizando a publicação no mural do partido Democratas, sendo suficiente tal medida porque a lei não estabeleceu rol taxativo de "meios de comunicação" a ser usados para a publicação, cabendo ao partido escolher o modo de publicidade da ata".

De acordo com o magistrado, há fortíssimos indícios de que a ata apresentada pelo DEM é documento falso e deve receber o tratamento jurídico cabível à espécie. "Nesse sentido, a ata deveria ser elaborada pelo Sr. Joaquim Rodrigues Valença Neto, vez que era o suposto Secretário da Convenção e, portanto, única pessoa detentora de legitimidade para a confecção do documento. O fato de a elaboração ter cabido a outrem e, ainda assim, constar que o redator foi o Secretário da Convenção é suficiente para apontar a falsificação de documento particular", alegou o juiz.

Ele completa que "no dia e hora ali consignados não ocorreu qualquer evento do tipo convenção do partido DEM na cidade de São José da Laje, sendo isso suficiente para a configuração, em tese, 'do crime de falsidade ideológica, igualmente previsto no Código Eleitoral".

A Gazetaweb tenta contato com representantes da coligação 'Unidos pelo Bem da Laje'.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas