Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Imóveis do Minha Casa, Minha Vida são comercializados ilegalmente no interior

De acordo com regras do programa, beneficiários da faixa 1 não podem vender ou alugar casas antes do fim do financiamento

Imóveis do Minha Casa, Minha Vida estão sendo comercializados ilegalmente nos municípios do Arapiraca e Penedo, no interior de Alagoas. De acordo com denúncia divulgada pela TV Gazeta, as casas estão sendo vendidas por cerca de R$ 16 mil e é fácil encontrar anúncios pintados nos muros dos residenciais e em grupos de vendas em redes sociais.

Pelas regras do Minha Casa, Minha Vida, os beneficiários incluídos na faixa 1 do programa, com renda mensal de até R$ 1.800, não podem vender ou alugar o imóvel antes do final do prazo do financiamento, que é de dez anos.

Leia também

A comissão de sindicância, solicitada pela Prefeitura de Penedo, investigou cinco conjuntos residenciais e apontou a existência de 456 suspeitas de estarem em situação irregular. Segundo a comissão, 340 imóveis estão desocupados, 47 cedidos, 44 alugados, 19 foram vendidos e 6 trocados.

"Fizemos todo o levantamento de campo. Esse levantamento levou quase 90 dias. Foram feitos nos meses de outubro até janeiro de 2018 e estamos aguardando as informações do Banco do Brasil e da Caixa Econômica com a relação dos mutuários para que a gente possa nominar quem, efetivamente, são as pessoas que estão com os imóveis fechados ou abandonados ou alugados", explicou o presidente da sindicância, Francisco Guerra.

Em Arapiraca, a situação é diferente. Em vários grupos de venda em redes sociais, é fácil encontrar imóveis à venda. Nos residenciais Vale do Perucaba e Brisa do Lago, que têm imóveis anunciados na internet, a reportagem encontrou várias casas abandonadas e imóveis fechados.


				
					Imóveis do Minha Casa, Minha Vida são comercializados ilegalmente no interior
FOTO: Reprodução/ TV Gazeta

"Tem várias para vender. Tem várias que o dono não precisa. Várias abandonadas, várias aí que o dono, quando sabe que a fiscalização vem, cai em cima", falou uma moradora do residencial Brisa do Lago.

A Prefeitura de Arapiraca informou que não tinha conhecimento desta situação e que apenas tem a função de cadastrar e selecionar as famílias beneficiadas, mas que quando recebe alguma denúncia de irregularidades nos imóveis do programa, encaminha a informação para a instituição financeira responsável.

Em relação à cidade de Penedo, a Caixa Econômica Federal informou que não localizou o requerimento da comissão de sindicância e investigação dos imóveis do Minha Casa, Minha Vida e que o aluguel ou venda sem respectiva quitação não tem valor legal. Disse ainda, que se for comprovada a situação irregular do imóvel, o banco toma as medidas judiciais cabíveis.

Já o Banco do Brasil informou que também não recebeu o ofício e só vai se manifestar quando tomar conhecimento da situação e que qualquer pessoa também pode denunciar irregularidades.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas