Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Hemoal cadastra voluntários para doação de medula óssea em Penedo

O objetivo, segundo o Hemoal, é aumentar o número de alagoanos cadastrados no Redome


				
					Hemoal cadastra voluntários para doação de medula óssea em Penedo
Para se cadastrar no Registro Nacional dos Doadores de Medula Óssea, voluntário deve preencher um formulário.. Carla Cleto / Ascom Sesau

Moradores de Penedo que quiserem ser doadores de medula óssea podem aproveitar a oportunidade na próxima segunda-feira (15). O Hemocentro de Alagoas vai levar uma ação itinerante à cidade do Bairro São Francisco para cadastrar os candidatos, das 8h às 17h.

A iniciativa, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, irá ocorrer no Expresso Saúde de Penedo, que fica na Praça Barão de Penedo.

Leia também

O objetivo, segundo o Hemoal, é aumentar o número de alagoanos cadastrados no Registro Nacional dos Doadores de Medula Óssea (Redome), que atualmente conta com 63 mil voluntários.

Como se candidatar

- O doador de medula óssea precisa estar com boas condições de saúde

- Ter entre 18 e 35 anos

- Portar documentos como CPF ou RG, e um comprovante de residência.

- No momento do cadastro, o voluntário preenche um formulário e faz a doação de 5 ml de sangue, cuja amostra será submetida a um exame laboratorial para obter o código genético.

Por meio do código genético, será feito um cruzamento com os dados do Cadastro de Receptores de Medula Óssea (Rereme), com o objetivo de constatar se o voluntário é compatível ou não com algum dos pacientes que necessitam de uma doação.

No caso de constatada a compatibilidade, o potencial doador será convocado para realizar o procedimento, onde todos os custos serão financiados pelo Ministério da Saúde (MS), uma vez que o transplante de medula óssea não é realizado em Alagoas.

*Com assessoria

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas