Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Funcionamento de bares e restaurantes em Santana do Ipanema é suspenso

Após pedido da DPE, TJ/AL reconheceu que o decreto municipal contraria as normas estabelecidas pelo Estado

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), na noite dessa quinta-feira (13), em decisão favorável ao pedido do defensor público-geral do Estado, Carlos Eduardo de Paula Monteiro, suspendeu o funcionamento de bares e restaurantes na cidade de Santana do Ipanema, no interior de Alagoas.

Na solicitação, Monteiro explicou que, conforme decretos estaduais e o "Protocolo Sanitário e de Distanciamento Social Controlado", a cidade de Santana do Ipanema se encontra na fase laranja do processo de reabertura das atividades econômicas em Alagoas.

Leia também

"Em referida fase, não é admitida a reabertura de tais atividades, muito menos em percentuais tais, em função da necessidade objetiva de proteção à saúde da população ante a maior probabilidade - neste momento - de contaminação descontrolada dos moradores", explica.

Segundo os decretos estaduais, aos municípios que se encontram na Fase Laranja é permitida a reabertura de lojas do comércio de rua, com até 400 metros quadrados, salões de beleza, barbearias e templos religiosos, com 30% da capacidade.

Além disso, a Defensoria Pública demonstrou que o citado decreto municipal apresentava inconstitucionalidade, uma vez que o interesse não é simplesmente local, é regional, portanto, não pode ir além do que o Estado estabelece. Ainda, ressaltou que o ato feriu decisões anteriores do Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em sua decisão, o presidente do Tribunal de Justiça, Tutmés Airan, afirmou que o decreto do Município de Santana do Ipanema não pode atropelar a competência estadual e colocar em risco o sistema de Saúde de toda a região, padecendo de inconstitucionalidade, e reforçou que o ato pode configurar crime de desobediência desrespeitar as decisões judiciais.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas