Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

FPI interdita laticínios e recolhe 300 kg de queijo e iogurte

Produtos e insumos estavam em meio a moscas e veneno, em Cacimbinhas e Palmeira dos Índios

As fábricas de Iogurte Tantty, em Palmeira dos Índios, e o laticínio Santa Isabel, em Cacimbinhas, foram novamente interditadas pela Fiscalização Preventiva Integrada do Rio São Francisco. Elas foram fechadas na última etapa da FPI, em novembro do ano passado, e receberam as devidas orientações para a regularização. Porém, as empresas não buscaram os órgãos competentes e reabriram as portas com as mesmas irregularidades. Durante os trabalhos, 300 quilos de produtos foram apreendidos. 

A fábrica de Iogurte Tantty foi interditada porque insistiu em continuar fabricando o produto com selo falsificado. O responsável pelo estabelecimento foi conduzido para a delegacia regional de Palmeira dos Índios, onde foi realizado o flagrante pelos crimes de desobediência e de falsificação de selo oficial.

Leia também

Já o IMA lavrou auto de infração pelo fato de a empresa funcionar sem licença ambiental. O órgão também promoveu a Interdição do local. Já o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) registrou um Comunicado de Ocorrência Policial (COP) por falsificação de selo público, desobediência e fazer funcionar atividade potencialmente poluidora sem autorização de órgão competente.

Laticínio em Cacimbinhas 

Imagem ilustrativa da imagem FPI interdita laticínios e recolhe 300 kg de queijo e iogurte
| Foto: FOTO: Assessoria do MPE

Já no segundo caso, a fiscalização flagrou a construção de uma fábrica de laticínios no meio da Caatinga, onde foram constatadas as péssimas condições de higiene em que acontecia a fabricação de queijo de manteiga. Na oportunidade, o IMA lavrou dois autos de infração contra o laticínio Santa Isabel: por funcionar sem licença ambiental e por fazer uso de lenha sem comprovação de origem. 

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas  (Adeal), por sua vez, interditou a fábrica e lavrou autos de infração e de apreensão.  Já o BPA também aplicou penalidade, e o COP foi confeccionado em função da poluição praticada contra o meio ambiente.

Apreensões 

Na fábrica Tantty, foram apreendidos 300 quilos de iogurte e de doce de leite. Já no laticínio, o recolhimento foi de 100 quilos de creme de leite, 36 quilos de queijo, 20 quilos de manteiga, e 110 quilos de massa para produzir queijo, além de seis metros cúbicos de lenha.

O Santa Isabel foi o local onde se deu o flagrante mais grave. isso porque veneno de formiga estava guardado em cima das sacas de farinha e trigo, enquanto a manteiga era armazenada dentro de um balde de graxa lubrificante.

Além disso, a Adeal chamou a atenção para um outro fato: o queijo estava recebendo farinha, ou seja, o produto era fabricado de forma adulterada. Além disso, constatou-se outro agravante, no caso, para quem tem alergia a glúten, que, ao ingeri-lo, poderia sofrer as reações próprias e quem tem intolerância à substância. 

Todo os produtos apreendidos serão encaminhado para incineração.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Tags

Relacionadas