Uma interrupção no fornecimento de energia elétrica causou danos no Sistema Coletivo da Bacia Leiteira, gerando impactos no abastecimento de água para 18 municípios da região. A ocorrência aconteceu neste domingo (17) e paralisou a captação e a Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT-01), da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), localizadas em Pão de Açúcar.
Embora o fornecimento de energia tenha sido restabelecido, um inversor de frequência da estação sofreu danos, agravando a situação. Técnicos da Casal estão trabalhando para consertar o equipamento e preveem a conclusão dos reparos ainda na tarde de hoje. A partir do término do serviço, o bombeamento será retomado e o abastecimento normalizado de forma gradual.
Leia também
Cidades afetadas
O problema comprometeu o abastecimento para as cidades de Palestina, Monteirópolis, Jaramataia, Pão de Açúcar, São José da Tapera, Olivença, Carneiros, Senador Rui Palmeira, Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras, Maravilha, Ouro Branco, Dois Riachos e Cacimbinhas. Nessas localidades, a Casal fornece água para a distribuição pela concessionária Águas do Sertão.
Já nos municípios de Jacaré dos Homens, Batalha, Olho D’água das Flores e Major Izidoro, onde a distribuição é feita diretamente pela Casal, o fornecimento também foi prejudicado.
Previsão para normalização
A Casal informou que os reparos no inversor de frequência estão em andamento e, assim que concluídos, o sistema será religado. "A água retornará de maneira gradual, e pedimos a compreensão da população durante esse período de recuperação do abastecimento", destacou a companhia.
A expectativa é de que o fornecimento seja restabelecido ainda neste domingo.