Imagem
Menu lateral
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3

Imagem
Imagem
GZT 94.1
GZT 101.1
GZT 101.3
MIX 98.3
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no facebook compartilhar no linkedin
copiar Copiado!
ver no google news

Ouça o artigo

Compartilhe

HOME > notícias > INTERIOR

Conselho tutelar repudia desfile de trans seminua em bloco

Organização do Franga da Madrugada afirma que foi pega de surpresa e que não compactua com o ocorrido

Por meio de nota publicada nas redes sociais, na tarde desta segunda-feira (12), o Conselho Tutelar da cidade de União dos Palmares repudia o desfile de uma mulher trans seminua em pleno bloco carnavalesco, em frente à sede da Prefeitura. Para a entidade, houve a exposição inadequada, pois havia menores na ocasião. Já a organização do bloco afirma que foi pega de surpresa e que não compactua com o ocorrido.

Em virtude do fato, o Conselho diz que expressa preocupação diante da exposição inadequada de uma mulher trans seminua, apresentando-se a crianças e adolescentes no centro da cidade.

Leia também

"Estamos analisando o ocorrido e adotaremos as medidas necessárias para garantir a segurança e proteção das nossas crianças e adolescentes", informa o Conselho.

Por sua vez, o organizador do Bloco Franga da Madrugada, Léo Sarmento, comentou que o incidente foi uma surpresa para todos do bloco e que não concorda com tal forma de expressão.

"Fomos pegos de surpresa. Peço desculpas às crianças que estavam presentes, os idosos, porque o Bloco Franga da Madrugada é irreverente, é um bloco para todo mundo, que respeita a inclusão social, as diversidades, mas esta não era a forma de mostrar. Por isso, não compactuamos com o que ocorreu. Este bloco tem vinte e quatro anos de tradição, é um bloco aberto. Apesar de receber incentivo da Prefeitura de União, não é organizado por ela. Foi um acontecido, talvez a pessoa tenha sido infeliz em sua performance, o critério não é esse, foi uma falta de respeito com as pessoas que estavam ali. Este desfile foi criado para mostrar a irreverência dos foliões", expôs Léo Sarmento.

O FATO

O desfile de uma mulher trans em frente à Prefeitura de União dos Palmares gerou polêmica e reações negativas de ex-políticos da cidade. Figuras, como o ex-vice-prefeito Zé Alfredo e ex-vereador Bruno Lopes, repudiaram o caso por meio das suas redes sociais.

A performance da trans ocorreu no palco montado em frente ao Palácio Zumbi dos Palmares, usando apenas uma folha como tapa-sexo e tapa-mamilos.

Um vídeo publicado no Instagram mostra o desfile do Bloco 'A Franga da Madrugada', tradicional no carnaval de União dos Palmares, quando a mulher trans Sophia subiu no palco, cobrindo apenas virilha e mamilos.

Após a publicação da performance nas redes sociais, moradores da cidade compartilharam comentários de repúdio ao caso.

App Gazeta

Confira notícias no app, ouça a rádio, leia a edição digital e acesse outros recursos

Aplicativo na App Store

Relacionadas